13 de novembro de 2019

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5 dicas para fazer um planejamento de vendas para seu posto de combustível

O começo de ano é um excelente momento para os donos de postos de combustíveis realizarem o planejamento de vendas. Isso porque o período é propício para uma criteriosa análise dos dados obtidos no decorrer dos últimos 12 meses, ou seja, as tomadas de decisões serão bem mais certeiras.

Ao observar as planilhas de rendimentos, movimentações, entradas e saídas, entre outros aspectos, será possível estabelecer metas, cortar gastos supérfluos, projetar investimentos e fazer um estudo do que é necessário para melhorar os serviços prestados pelo posto.

Para você manter a organização em dia, vamos mostrar neste post 5 dicas fundamentais que contribuirão com o aumento das suas vendas. Portanto, venha conosco!

1. Reserve tempo para o planejamento de vendas

Um bom planejamento de vendas necessita de tempo. O gestor precisa estar com a cabeça tranquila, com foco na análise dos dados. O interessante é contar com a ajuda de algum colaborador de confiança que tenha experiência com o dia a dia operacional.

Vale a pena  solicitar ainda o auxílio dos funcionários no que diz respeito à rotina, com abertura para críticas, elogios e sugestões. Muitas vezes, uma ideia pode ser o pontapé inicial de um excelente projeto.

Depois, inicie as apurações com base nos números, sempre priorizando novos avanços dentro da sua realidade operacional.

2. Analise as vendas do ano

O segundo tópico é óbvio, mas extremamente importante. Ao avaliar as vendas, você poderá estabelecer novos objetivos, verificando quantos litros foram vendidos em cada mês, quanto foi gerado de lucro e o fluxo de caixareferente a cada período.

Se houve uma queda em determinado mês, o que pode ter influenciado? Ocorreram influências do mercado ou apenas internas? Existe a possibilidade de ganhar mais competitividade nos valores do litro? E os serviços, quais renderam mais?

Ao mensurar cada setor, certamente haverá uma projeção real para criar estratégias voltadas ao novo ano, principalmente por meio de um planejamento de vendas bem estruturado e elaborado dentro das suas possibilidades operacionais.

Assim, você poderá fazer uma projeção com base na demanda do mercado, tendo em vista que os números serão bons indicadores para o novo período que se inicia.

3. Avalie a quantidade de funcionários

Dentro do planejamento de vendas, existem setores que poderão necessitar de algumas mudanças. Caso o seu posto de combustível esteja apresentando um bom fluxo de saída em horários com menos colaboradores, vale a pena avaliar a possível contratação de novos funcionários.

Agora, se os dados demonstrarem que existe um excedente, a hora é de cortes. Afinal, as contas precisam fechar com uma margem de lucro adequada. Portanto, a avaliação da quantidade de funcionários contribui imensamente no planejamento.

Veja se a capacidade de atendimento da equipe está dentro dos padrões, sem reclamações por parte dos clientes ou mesmo dos colaboradores. Isso porque o sobrecarregamento das atividades pode influenciar negativamente nas vendas, com uma consequente queda na  qualidade dos serviços prestados.

4. Faça previsões do mercado

mercado é um indicador que não pode ser descartado no planejamento de vendas. Analise se a concorrência está com algum investimento de peso, se a política ou economia poderão destinar avanços no ano e como o setor poderá se comportar após algumas decisões governamentais.

Como os valores do petróleo oscilam muito e são influenciados imensamente pelo mercado, sempre é preciso fazer projeções e ficar atento aos sinalizadores. Dessa maneira, você poderá ganhar mais competitividade, realizando compras nas distribuidoras em momentos certos para oferecer preços mais atrativos, sendo um grande diferencial para desbancar a concorrência.

5. Motive a sua equipe

De nada vai adiantar você elaborar um excelente planejamento de vendas se a sua equipe não estiver motivada. Afinal, o sucesso de um posto de combustível também é reflexo do empenho dos colaboradores, que contribuem com a fidelização dos clientes.

Por isso, crie metas de vendas com bonificações, faça um plano de incentivo ao destaque do mês e mantenha um ambiente saudável que contribua para o bem-estar dos funcionários. Seguindo as nossas dicas, certamente o seu planejamento de vendas será campeão, com o ano 2019 repleto de boas notícias.

FONTE:Foto do perfil


23 DE JANEIRO DE 2019 • ATENDIMENTO

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