17 de outubro de 2018

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6 erros de gestão de posto de combustível para evitar!

Conseguir gerenciar corretamente qualquer tipo de empreendimento não é uma tarefa das mais fáceis. Tratando-se de um negócio que abre 7 dias na semana, às vezes até 24 horas por dia, as coisas se tornam ainda mais trabalhosas.

Para ser bem-sucedida, portanto, a gestão de um posto de combustível deve considerar vários fatores: é preciso haver controle financeiro adequado, metas estabelecidas, cuidados com a equipe, entre outros.

No post de hoje, listaremos alguns erros que devem ser evitados nesse tipo de negócio. Acompanhe!

1. Não contar com uma equipe de auxílio
Um posto de combustível lida com vários tipos de notas fiscais, funcionários que trabalham em horários e atribuições diferentes, entre outras peculiaridades. Portanto, para definir escalas de horários, controlar pontos e demissões/admissões, é fundamental ter uma equipe bem preparada de Recursos Humanos a serviço do empreendimento.

Além disso, ter um contador que consiga lidar com todas essas obrigações tributárias e contratuais é essencial para que você tenha tranquilidade em seu negócio, evitando problemas e prejuízos futuros.

2. Misturar as finanças
Um erro muito mais comum do que se imagina é misturar gastos pessoais com os da empresa. Utilizar o dinheiro do caixa para arcar com despesas pessoais pode levar ao desequilíbrio, além de chegar o momento em que você não saberá de onde vem o desfalque no fluxo.

Uma opção para isso é estabelecer uma quantia máximo do lucro previsto para arcar com emergências e, mesmo assim, deixando tudo registrado.

3. Não ter confiança na equipe
No seu empreendimento, é fundamental ter uma equipe trabalhando em harmonia. Além de ela ser bem treinada e capacitada, é necessário haver capacidade de delegar tarefas.

Às vezes, por falta de confiança, temos o hábito de querer fazer tudo, o que pode deixar algumas tarefas sem o resultado esperado. Dividir com a equipe resulta em mais rapidez e eficácia, além de mostrar aos funcionários que você deposita confiança neles.

4. Não saber demonstrar seu diferencial
Como em qualquer empreendimento, hoje temos uma enorme concorrência entre postos de combustíveis. São vários tipos de empresa, de todos os tamanhos e oferecendo todo tipo de serviço, desde lojas de conveniência até suporte mecânico.

Desse jeito, é muito importante ter um diferencial. Comece com um atendimento sempre agradável, instrua frentistas a perguntar tudo aos motoristas, coloque opções mais variadas nas lojas de conveniência, tenha um lava-jato completo, com cera e aspirador. Destacar-se diante da concorrência é fundamental, e cliente satisfeito sempre volta.

5. Falta de planejamento financeiro
Para ter um resultado satisfatório nas finanças, deve-se fazer um planejamento financeiro bem detalhado. Defina bem as metas que deseja, veja os investimentos que serão necessários, observe se o número de funcionários e se a escala de trabalho deles será suficiente para isso.

É desejável partilhar isso com sua equipe, e a participação da equipe nos lucros é interessante, fazendo as pessoas trabalharem mais motivadas.

6. Descuidar da segurança
A violência aumentou muito nos últimos anos em todas as áreas de comércio. Por serem muito visados, postos de combustíveis requerem uma segurança reforçada.

Invista em seguranças particulares e câmeras espalhadas por todo o posto, tendo assim uma equipe trabalhando com tranquilidade, principalmente no horário noturno.

Agora que você já sabe quais são os erros a serem evitados no seu posto de combustível, faça uma avaliação do seu negócio e avalie o que pode melhorar. Aproveite para aprender também uma boa gestão de posto de combustível. Boa leitura!

Fonte: Blog Minaspetro

Minaspetro
11 DE JANEIRO DE 2017 • ATENDIMENTO

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