17 de outubro de 2018

EPAMA

Noticias

Aprenda a criar um planejamento estratégico para o seu posto de combustível.

O planejamento estratégico é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio, inclusive postos de combustível. É por meio dele que os empreendedores definem todas as estratégias e objetivos, tanto em curto, quanto em longo prazo.

Ao realizar o planejamento estratégico de um posto de combustível é fundamental que os donos levem em consideração todos os fatores que possam influenciar o negócio — independentemente desses fatores serem internos ou externos. É importante saber que o planejamento estratégico é o grande responsável por direcionar as decisões e posicionamentos do posto de combustível.

Caso você tenha dúvidas e não saiba como preparar seu negócio para o futuro, não se preocupe! Confira a seguir e aprenda como criar um planejamento estratégico para seu posto de combustível!

Defina a estrutura organizacional

Antes de planejar os processos e o futuro do posto de combustível, é preciso definir o que será realizado ou introduzido e as metas a serem alcançadas. Para isso, os empreendedores precisam definir claramente alguns detalhes sobre o posto, dos quais podemos citar:

Qual é o posicionamento do posto no mercado?
Quais são os serviços a serem oferecidos?
O que se deseja alcançar?
Quais são os princípios da empresa?
Somente com essas respostas e outras informações é possível definir os detalhes mais importantes da estrutura organizacional do posto: a missão, visão os valores. A missão representa a razão de ser do posto, a visão é o que orienta e guia o negócio e os valores são os princípios que precisam sempre ser seguidos quando se buscam alcançar as metas estabelecidas.

Determine as metas a serem alcançadas

Definidos todos os detalhes da estrutura organizacional do posto de combustível e todos os fatores que vão nortear a operação da empresa, é preciso que os empreendedores determinem os objetivos a serem alcançados. É indicado definir metas distintas, algumas para curto, outras para longo prazo, isso permite que melhores resultados sejam obtidos.

As metas são os grandes responsáveis por apresentar quais são os resultados esperados. Por isso, elas nunca podem ser deixadas de lado pelos donos quando forem planejar o posto e posicioná-lo estrategicamente no mercado.

Monte uma matriz SWOT

Para criar um planejamento para o posto de combustível é preciso levar em consideração todos os fatores que possam influenciar a empresa, sejam eles internos ou externos. Para isso, deve-se utilizar uma ferramenta mundialmente conhecida: a Matriz SWOT (do inglês: Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, traduzindo tem-se: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Essa ferramenta, muito utilizada para administração do negócio, serve para análise dos pontos fracos e fortes do posto de combustível, bem como as oportunidades e ameaças. Por meio da Matriz SWOT, os empreendedores podem organizar melhor o posto, de forma a adequar-se ao mercado e minimizar os riscos, aumentando as chances de sucesso em relação à concorrência.

Desenvolva planos de ação

Feita a Matriz SWOT e realizado o levantamento e análise dos riscos do posto, deve-se desenvolver planos de ação para que as metas que foram previamente definidas sejam alcançadas.

O plano de ação é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento das atividades e processos. Ele é composto por documentos e procedimentos que têm como objetivo organizar e planejar todas as ações e tarefas necessárias para que as metas sejam atingidas ou problemas sejam resolvidos.

O planejamento estratégico do posto de combustível deve possuir muitos planos de ação, sendo que cada um deve conter uma determinado objetivo ou uma melhoria ou modificação implementada no posto.

Aprendeu como criar um planejamento estratégico para seu posto de combustível? Agora veja também as 5 melhores práticas para gestão do posto de gasolina e garanta a lucratividade do seu negócio!

Arxo – Blog

Fonte Arxo – Blog · 2017

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar