28 de maio de 2018

EPAMA

Noticias

Carteira de trabalho será substituída por cartão eletrônico.

O ministro do Trabalho Manoel Dias anunciou em entrevista à imprensa a substituição da carteira de trabalho por cartão eletrônico ainda neste ano. A primeira etapa do processo começou em quatro estados (CE, RJ, RS, SC) com a implantação da carteira de trabalho online. O sistema permite que os trabalhadores recebam o documento no mesmo dia em que fazem o pedido.

Até o final deste ano, segundo o ministro, o cartão eletrônico entrará em funcionamento. “O cartão terá todas as informações do trabalhador, como empregos anteriores, PIS, FGTS etc.”, disse Manoel Dias. Com o cartão, o trabalhador poderá acompanhar os depósitos em sua conta de FGTS, bem como o recolhimento de imposto de renda.

Para lançar o cartão, o Ministério do Trabalho está criando uma base única de dados com a Receita Federal, INSS e Caixa. Segundo o ministro, as informações que as empresas precisavam repassar separadamente a esses órgãos, serão unificadas em apenas uma declaração. Além de reduzir a fraude, o objetivo do cartão será reduzir o uso de papel.

Fonte: Revista Posto de Observação – Edição 362

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar