22 de setembro de 2018

EPAMA

Noticias

Como identificar oportunidades de negócios na sua região.

No último texto falei sobre a diferença entre idéias e oportunidades, de que uma ideia por si só não é suficiente para a criação de um negócio de sucesso e que os empreendedores devem sempre buscar a identificação de oportunidades. Mas como fazer isso? Quais os passos? Ou, qual o caminho das pedras?

Bem, em primeiro lugar você deve permitir que sua curiosidade fique em evidência e estar atento(a) a tudo o que ocorre à sua volta, principalmente aos problemas do cotidiano que muitas pessoas reclamam a respeito, mas ninguém dá a devida atenção para resolvê-los. O importante aqui é perceber que o problema deve ser coletivo, ou seja, que não se trate de algo especi­fico seu ou de poucas pessoas. Explico melhor: um problema só se transformará em oportunidade de negócios quando muitas pessoas sentirem seus efeitos…

Vamos citar um exemplo. Imagine que no seu bairro, nos finais de semana, muitas pessoas acordem um pouco mais tarde e queiram tomar café da manhã fora de casa, mas que não exista na região uma casa de café para suprir tal necessidade de forma completa, que se diferencie das padarias ou negócios similares que tentam atender esta demanda. Parece que você está identificando uma oportunidade aqui… Mas cuidado! Você deve sempre se certificar de que as pessoas realmente têm esta necessidade ou vontade não atendida, ou ainda, que não estão satisfeitas com as ofertas existentes na região. Como? Faça uma pesquisa para saber das preferências das pessoas e identifique o perfil daqueles que têm este hábito. Procure saber que negócios já suprem ou tentam suprir esta necessidade e, Bingo, talvez você tenha encontrado, de fato, uma boa oportunidade de negócios.

Obviamente que antes de criar um negócio você deve fazer um estudo mais criterioso de investimento e retorno, de análise da concorrência e, principalmente, do mercado potencial. Mas o iní­cio de tudo se dá pela oportunidade identificada e, a partir daí­, para uma análise mais detalhada. Nunca comece um negócio sem antes passar pelas fases de identificação da oportunidade e de planejamento e análise de viabilidade.

No próximo texto falarei sobre quais as perguntas que você deve responder para ter uma oportunidade claramente identificada e citarei alguns exemplos de negócios que podem ser viáveis, ou quais as oportunidades que são as sensações do momento. Até lá!

Fonte :

Emprendedorismo

Dr. José Dornelas
Empreendedor, palestrante e autor de livros best-seller.

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar