6 de abril de 2020

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Como montar uma equipe de sucesso no seu posto de combustível

O processo de gerenciamento de uma equipe campeã começa na escolha de seus integrantes. Se esse time não está em sintonia e não apresenta todas as capacidades necessárias, então sua rentabilidade será bem menos que o ideal. É por esse motivo que saber como montar uma equipe de sucesso é fundamental para os gestores de um posto de combustível.

Pode parecer estranho pensar em algo assim para esse tipo de negócio, mas não deixa de ser verdade. Mesmo as pequenas tarefas do dia a dia, como atender os clientes, registrar os recibos e conferir o estoque, precisam de bastante atenção e trabalho em equipe para serem bem executadas.

Neste post vamos mostrar como isso tudo pode — e deve! — ser pensado ainda antes da contratação dos colaboradores, como frentistas, caixas, assistentes administrativos e outros profissionais que fazem parte do dia a dia de um posto de combustível.

Ficou curioso? Então continue a leitura e confira as nossas dicas agora mesmo.

Saiba anunciar as vagas corretamente

As formas de anunciar as vagas de emprego que estiverem abertas no posto são diversas. Você pode optar desde um meio mais tradicional, como a sessão de classificados de um jornal, até outras que envolvem as novas mídias, como a divulgação em grupos de emprego nas redes sociais.

Independentemente disso, é importante saber redigir bem a vaga e deixar claro quais são os requisitos exigidos para que se ocupe a posição, por exemplo, de frentista. Sem isso, os profissionais mais capacitados podem nem ao menos se interessar pela vaga, custando uma boa oportunidade.

Além disso, uma pessoa que não se enquadra naquilo que é exigido pelo posto nem se candidata à vaga, evitando que o candidato e também os profissionais do RH do posto desperdicem tempo. No fim das contas, tanto você quanto os possíveis candidatos se beneficiam com uma descrição mais precisa da vaga.

Defina um perfil ideal para os funcionários

Você provavelmente já viu muitos problemas de convivência no ambiente de trabalho serem causados por diferenças de opinião e comportamento. Em muitos casos, isso acontece porque você trouxe perfis de colaboradores que não são os mais adequados para a função em questão ou para seu negócio como um todo.

Para que a equipe seja engajada e tenha uma boa sinergia, é importante que todos os profissionais tenham perfis semelhantes e saibam trabalhar em equipe. Para isso, o papel de um psicólogo junto ao setor de RH pode ser algo interessante.

Esse profissional é habilitado para realizar testes psíquicos que denotam a personalidade de cada pessoa, podendo saber, assim, se ela é apta ou não para fazer parte da equipe do seu posto de combustível.

Evite processos seletivos muito longos

Um dos motivos para alguns gestores saírem contratando qualquer pessoa é que, para eles, o tempo dedicado ao processo seletivo gera prejuízo demais para o negócio. Contudo, como você já deve imaginar, esse não é o melhor caminho para ter uma equipe de sucesso. Além disso, o problema aqui costuma ser a forma como você organiza o processo seletivo.

No momento da formação de uma equipe para um posto, não ter um processo seletivo muito longo é um detalhe importante. Isso acontece pelo fato de que um bom profissional pode desistir da vaga ou sendo contratado por um concorrente nesse meio-tempo.

O ideal é que os processos seletivos tenham no máximo três etapas, sendo que uma delas pode ser uma entrevista, a segunda uma apuração do desempenho do candidato em empregos anteriores e, finalmente, um teste prático para que o profissional demonstre se tem as habilidades necessárias para desempenhar a função.

Faça eventos motivacionais

Após ter a equipe formada, é importante que seus membros sejam sempre motivados para se manterem engajados e desenvolverem um bom trabalho. Para isso, uma alternativa interessante é a promoção de eventos motivacionais.

Você pode convidar professores ou palestrantes para que ministrem cursos de aperfeiçoamento, palestras ou workshops sobre as áreas que estão relacionadas a um posto de combustível. Isso, além de capacitar os colaboradores, também despertará neles o sentimento de que a empresa se preocupa com as suas formações. Essa prática, portanto, ajuda a reter talentos.

Estabeleça metas de resultados

É bem mais fácil acompanhar sua empresa e ajudá-la a crescer quando você sabe onde pretende chegar. Apenas cumprir uma mesma rotina todos os dias pode ser mais confortável, mas logo isso faz com que você fique para trás em relação aos concorrentes.

Se você quer continuar aprimorando seu trabalho e desenvolvendo sua equipe, a primeira coisa que deve fazer é estabelecer suas metas para o futuro. Isso inclui rentabilidade, estabilidade, reconhecimento, satisfação do público e da sua equipe. Com esses aspectos em mente, você pode se planejar com mais facilidade.

Meça e acompanhe o desempenho dos colaboradores

Então, você já tem metas? Nesse caso, é hora de pensar em outra questão: como você pode dizer se as alcançou? A menos que elas sejam extremamente concretas e objetivas, é mais provável que sua equipe trabalhe no escuro, sem alcançar nenhum objetivo concreto.

Para evitar isso, você precisa de indicadores de sucesso, métricas que ajudem a medir o desempenho e marcar onde é a “linha de chegada” que você pretende alcançar. Além de orientar mais o seu progresso, ela também contribui bastante com seu planejamento de longo prazo.

Compense os melhores profissionais

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom mostrar um pouco de gratidão a uma equipe de sucesso. Bons trabalhadores tendem a ser bem mais produtivos e satisfeitos quando veem que seu empenho é bem compensado. Essa compensação pode vir de várias formas. Bônus no pagamento, dias de folga, prêmios, entre outras coisas. O importante é que ela seja algo relevante para o profissional e ajude a motivar sua equipe.

Tudo pronto para montar uma equipe de sucesso no seu posto de combustível? Lembre-se: quanto antes você começar a implantar algumas dessas mudanças, mais cedo poderá ver seu time crescer.

FONTE Blog Minaspetro

 Minaspetro

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