15 de julho de 2018

EPAMA

Noticias

Como você chega ao Preço de Venda?

“Temos que ser ótimos empresários e não apenas donos de empresas.”

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais pelo consultor)
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor, na melhor das intenções, assume o seu preço de venda simplesmente multiplicando o seu custo por uma determinada porcentagem. Normalmente inspirado no que ele acredita ser o mercado, outras vezes porque ele sempre fez assim e deu certo e outras vezes porque se escolher uma porcentagem diferente, o mercado não pagará o preço que se chegar.

Raramente, quando o negócio não vai bem, ele acredita que esta tal porcentgem possa ser a razão do seu problema.

Partindo do princípio que a apuração dos custos e despesas estejam corretas e, se tiver dificuldades em apurar é necessário buscar ajuda externa, vamos analisar alguns cenários do qual multiplicar por uma determinada porcentagem pode ser uma grande armadilha.

Nos três cenários acima, temos uma empresa com três porcentagens aplicadas sobre o custo, 30%, 50% e 80%. O custo do produto é o mesmo, ou seja, R$1,00 a unidade, as quantidades vendidas são as mesmas, 2.000 unidades, mas ao analisarmos os valores individualmente, o cenário C mostra uma porcentagem maior, consequentemente, uma contribuição marginal maior e lucro. Ao dividirmos os Custos Fixos de R$800, ou seja, aqueles custos que a empresa deve pagar independente de vender ou não, concluímos que apenas o cenário C é viável. Não só porque é lucrativo, mas porque precisa se vender menos unidades para se atingir o ponto de equilíbrio.

Caro empreendedor, quanto menor a porcentagem, menor o preço de venda e maior deverá ser o esforço em vendas. É muito importante conhecer estes números para definir a sua estratégia, que pode oscilar em um grande esforço de venda para vender muito e barato ou também em um grande esforço de venda para vender pouco e mais caro.

A tal porcentagem se chama Mark-up. Gostaria de uma planilha desta para simular o seu ponto de equilíbrio e o Mark-up? Solicite gratuitamente através do [email protected], afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

[email protected]

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar