31 de outubro de 2020

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Conheça a importância da cultura de feedback para os colaboradores

Dentro do ambiente de trabalho, uma boa gestão de equipe faz toda a diferença no desempenho apresentado, independentemente do tamanho do time ou de sua área de atuação. Por isso, para garantir melhores resultados, é importante promover uma cultura de feedback entre seus profissionais.

No dia a dia de trabalho, muitos gestores acabam focando demais nas tarefas operacionais ou nas conversas diretas com os clientes, esquecendo-se da importância de investir em uma cultura organizacional positiva. Promover e normalizar o feedback entre colaboradores gera vários benefícios para o seu negócio, desde que essa cultura seja bem implementada.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é essa cultura e quais vantagens são proporcionadas para sua empresa. Acompanhe.

O que é a cultura de feedback?

De forma geral, o feedback é um processo de devolução — ou seja: o observador informa a outra pessoa sobre seu desempenho, seus pontos fortes, possíveis melhorias etc. O objetivo aqui não é criticar, mas sim dar a alguém mais ferramentas para continuar se aprimorando.

Uma empresa com boa liderança e que promove uma cultura de feedback incentiva que os colaboradores dialoguem e contribuam com o desenvolvimento uns dos outros. Se todos souberem como oferecer bons retornos, essas conversas serão bem mais produtivas.

Quais são seus principais benefícios?

Treinar seu time para dar feedback é um bom investimento por vários motivos. Veja a seguir alguns dos mais importantes.

Melhor comunicação interna

Uma parte importante da cultura de feedback envolve a comunicação e o diálogo. Aprender a falar de forma clara e sem agressividade é muito mais difícil do que se imagina. Porém, quando o ambiente de trabalho em si incentiva o desenvolvimento dessas qualidades, fica mais fácil para todos colocá-las em prática.

Equipe mais motivada

Ter um direcionamento claro sobre como é possível melhorar o próprio desempenho pode ser tudo o que um profissional precisa para continuar motivado. Muitas pessoas começam a se empenhar menos no dia a dia quando não sentem que estão progredindo ou os resultados não são tangíveis. Por meio do feedback, porém, sua equipe sempre tem como medir esse desempenho.

Incentivo à cooperação

Uma boa cultura de feedback troca as críticas e as competições agressivas por estratégias de cooperação e combinação de esforços. Mesmo que uma pessoa não tenha como contribuir diretamente com determinada tarefa, ela pode observar, oferecer questionamentos, aprender e fornecer um novo olhar sobre o tema. Isso aproxima seu time e melhora os resultados.

Constante aprimoramento

Por fim, a função mais importante do feedback é dar à equipe mais oportunidades de crescimento. Um bom retorno ajuda a eliminar erros e impulsiona cada membro para continuar se especializando em sua área. Trata-se de algo fundamental para a longevidade da empresa como um todo.

Agora que você entende melhor a relevância de uma cultura de feedback para sua empresa, é hora de começar a implementá-la. A longo prazo, essas mudanças vão tornar o negócio muito mais eficaz e sólido.

FONTE:

 Minaspetro 

  

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