22 de setembro de 2018

EPAMA

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Consumidores se tornarão fiscais de estabelecimentos comerciais.

Os postos de combustíveis que se preparem: vêm aí os consumidores fiscais.
por Márcia Alves

Os postos de combustíveis que se preparem: vêm aí os consumidores fiscais. Eles serão qualificados pelo Inmetro para fiscalizarem os serviços prestados por estabelecimentos de vários segmentos do varejo. A novidade foi batizada de “Servir”, que é a sigla do Programa de Excelência em Serviços, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e, por enquanto, ainda está em fase de testes.

O Servir é um aplicativo desenvolvido para smartphones que identificará os estabelecimentos comerciais que oferecem os melhores serviços, a partir de um conjunto de critérios que poderão ser avaliados em uma escala de E a A (E é o menor valor e A é o maior). De acordo com Portaria Inmetro 112/14, na primeira fase do projeto piloto, os primeiros estabelecimentos a serem avaliados serão os supermercados, nos quesitos acessibilidade; atendimento; rapidez; instalações e variedade. Depois, será a vez dos demais estabelecimentos do varejo.

Nessa etapa inicial estão envolvidos aproximadamente 200 avaliadores, do MDIC e do Inmetro. O próximo passo será a capacitação de consumidores voluntários, que farão um curso pela internet para se habilitar na condição de avaliador do programa. Qualquer consumidor poderá se tornar avaliador, desde que se submeta ao treinamento.

Na prática, o consumidor credenciado entrará no estabelecimento e indicará o endereço no seu smartphone. A partir daí, poderá avaliar cada item, detalhando seus atributos. A avaliação do estabelecimento estará disponível para acesso de usuários, bastando fazer uma busca no aplicativo.

Fonte: Revista Posto Observação – Ed 358

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