23 de maio de 2018

EPAMA

Noticias

Contabilidade para posto de gasolina: você está fazendo isso certo?

Dar atenção especial às finanças é fundamental para um gestor de posto de gasolina. Lidar com pagamentos de fornecedores, de impostos, e fluxo de caixa são tarefas que precisam ser aprimoradas constantemente para evitar perdas na sua empresa. Por isso, a contabilidade para posto de gasolina deve ser feita de maneira eficiente.

Se você tem dúvidas sobre a melhor maneira de fazer a contabilidade do seu posto, continue lendo este texto para descobrir se você está fazendo da maneira correta.

Tenha total controle sobre os gastos

Nenhuma contabilidade será bem-feita sem que se tenha controle sobre o que o posto de gasolina gasta. Então, é importante fazer uma auditoria sobre as despesas. Verifique os gastos diários, semanais e mensais para não se perder entre os pagamentos. Assim, você consegue até planejar uma contenção, identificando eventuais gastos desnecessários.

Para te ajudar nessa tarefa, existem diversas plataformas de gerenciamento financeiro na internet. Com elas você pode controlar a sua movimentação financeira, emitir notas fiscais e elaborar relatórios gerenciais em um só lugar.

Faça um gerenciamento de estoque

Ficar com o estoque vazio por falta de planejamento estratégico certamente causará prejuízos para qualquer negócio. Para que isso não aconteça, é fundamental que seu posto de gasolina tenha ferramentas de controle de estoque.

Diversas plataformas de gestão financeira também oferecem esse controle aos seus usuários, auxiliando no planejamento para que seu posto de gasolina nunca fique desabastecido.

Atenção às obrigações fiscais

Além do pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, há diversas obrigações fiscais que recaem sobre os postos de gasolina. O gestor precisa estar atento, pois o não cumprimento dessas obrigações pode causar sérios problemas ao negócio — desde autuações até o fechamento do posto.

Alguns tipos de despesas com tributos e impostos podem ser pagos parcelados ou com valores mais em conta antes do vencimento. Por isso, se programar para fazer esses pagamentos nos melhores prazos é uma medida que uma boa contabilidade deve adotar.

Separe as contas pessoais das profissionais

Todo empreendedor certamente já ouviu esse conselho. E não é à toa: misturar as contas pessoais com as da empresa pode ser o primeiro passo para o descontrole financeiro de um negócio. É importante compreender que o lucro do posto de gasolina não necessariamente é o seu lucro como empresário.

O ideal é trabalhar com contas bancárias distintas para evitar a tentação de usar o dinheiro do posto de gasolina para quitar despesas pessoais — e vice-versa. Isso também evitará problemas na hora da declaração do Imposto de Renda.

Benefícios da contabilidade para posto de gasolina especializada

Para quem não tem tempo ou condições de cuidar de maneira adequada da contabilidade do posto de gasolina, nossa dica é buscar por um serviço especializado. Com profissionais que conhecem os caminhos para uma boa organização financeira, você tem mais tempo para se dedicar às atividades que vão fazer o seu posto de gasolina crescer cada vez mais.

Se você gostou das nossas dicas sobre contabilidade para posto de gasolina, assine já a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Fonte: Blog ARXO

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar