19 de setembro de 2018

EPAMA

Noticias

Loja de conveniência atrai mais clientes .

por Márcia Alves

Uma pesquisa da consultoria CVA Solutions comprovou o que a maioria dos donos de postos já sabia: uma boa loja de conveniência aumenta as vendas do estabelecimento. A pesquisa ouviu 5.234 consumidores de todo o país, constatando que as melhores avaliações vieram, justamente, daqueles que costumam frequentar as lojas de conveniência (48,2%). Depois do abastecimento e calibragem de pneus, a loja de conveniência é o serviço mais procurado no posto pelos usuários.

De acordo com o levantamento, 51% dos frequentadores das lojas lavam o carro no posto, contra 33% dos que não costuma ir ao local. O consumo de lubrificantes também é maior entre frequentadores (45% versus 30%). Além disso, os consumidores estão aderindo cada vez mais aos programas de fidelidade, um reforço importante para o aumento das vendas. Quase 40% dos consumidores ouvidos utilizam esse benefício.

Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, o setor deve ver a loja de conveniência como um gerador de negócios. “A loja ajuda na relação com o cliente e na venda de outros produtos. Mas é preciso qualidade e preços competitivos, porque a insatisfação com esse serviço contamina negativamente a avaliação do consumidor em relação aos outros serviços e produtos oferecidos pelo posto”, destaca. Ele explica que, geralmente, o consumidor que frequenta a loja avalia melhor o posto do que aquele que não frequenta.

Nota boa para postos

O estudo da CVA também teve o objetivo de entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) dos postos de combustíveis no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Na pesquisa, os postos receberam a nota 7,36 (em uma escala de 1 a 10), ocupando a 28ª posição entre 41 setores. Para se ter uma ideia, o melhor segmento é o de microondas (nota 8,87) e o pior o de telefonia celular (nota 5,88).

Outra constatação foi que mais de 80% dos entrevistados param nos postos de combustíveis durante suas viagens. O estudo indagou quais são os principais atributos que ajudam na decisão de utilizar um posto de estrada e em primeiro lugar apareceu “a marca/bandeira do posto” (68%). Um “bom restaurante” ficou na segunda posição (59%); “bom serviço de sanitários” em terceiro (54%); seguido de “segurança do posto” (48%).

Fonte – Revista Posto de Observação – Edição 361

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar