17 de outubro de 2018

EPAMA

Noticias

Metodologia 5S para melhorar a organização do posto de combustível

Você já ouviu falar na metodologia 5S? Basicamente, ela é baseada em cinco princípios: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de normatização) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Confuso? A gente explica.

Essa metodologia teve origem no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, e tinha como principal objetivo a reestruturação do país devastado pela guerra. O método deu tão certo que deixou de ser aplicado apenas em indústrias e passou a ser uma filosofia usada em empresas de qualquer segmento.

Entretanto, para alguns empresários — sobretudo no ramo de postos de combustíveis — integrar essa filosofia na cultura corporativa da empresa ainda pode gerar algumas dúvidas. Então, para lhe ajudar a entender melhor esse tema, no artigo de hoje vamos explicar cada um dos 5 princípios e como eles podem ajudar na organização do posto de combustível! Confira:

Metodologia 5S: entenda como ela funciona

Como dissemos, a metodologia 5S é divida em cinco princípios. Vejamos cada um com detalhes:

Seiri – Senso de utilização

Esse primeiro princípio leva a empresa a refletir sobre o que é realmente necessário dentro do ambiente de trabalho. Ou seja, induz o hábito de separar o que ainda tem utilidade do que pode ser descartado, quanto a itens como equipamentos, ferramentas, materiais, documentos (eletrônicos e impressos), entre outros.

Seiton – Senso de organização

Depois de separar o que ainda tem utilidade para você (ou para a sua empresa), chegou a hora de colocar tudo no seu devido lugar.

Tenha em mente que, quando necessário, você deve encontrar o objeto em 30 segundos. Para isso, o objetivo do seiton é facilitar a localização de qualquer objeto por meio da comunicação visual, usando, por exemplo, etiquetas, painéis, sinalização, estantes etc.

Seiso – Senso de limpeza

O senso de limpeza desfaz a ideia de que a responsabilidade da higienização do ambiente seja apenas de um grupo (setor de serviços gerais), e sim de toda a empresa. Dessa forma, cada colaborador tem o compromisso de zelar pelo seu ambiente de trabalho.

Esse princípio, aliás, também serve para a aparência pessoal, ok?

Seiketsu – Senso de normatização

Sabemos que uma mudança só acontece quando é colocada em prática. Sendo assim, a ideia principal do seiketsu é criar normas que façam com que o seiri, seiton e seiso sejam inseridos, de fato, no dia a dia da empresa.

Shitsuke – Senso de autodisciplina

O último princípio, shitsuke, se refere ao comprometimento dos colaboradores com o novo padrão de empresa. Para que isso seja possível, é importante investir em treinamentos com o intuito de estimular os novos valores e, assim, incorporar a metodologia 5S na cultura da empresa.

Organizando o posto de combustível por meio da metodologia 5S

Como gestor da empresa, o primeiro passo que você deve dar para a organização do posto de combustível é confiar que a metodologia 5S trará resultados positivos ao longo do tempo — e transmitir essa confiança à sua equipe. Afinal, para que ela tenha êxito, é importante que todos os funcionários estejam envolvidos na mudança.

Você pode fazer uso de palestras, reuniões e apresentações para isso. Em seguida, deve selecionar um grupo de funcionários responsáveis pela implantação da metodologia 5S em cada setor.

A primeira tarefa que eles terão de cumprir é fazer uma lista com os principais problemas da empresa. Então, com esses problemas em mãos, está na hora de introduzir, de fato, a metodologia 5S no dia a dia da empresa, por meio de avaliações que garantam que cada um dos 5S estão mesmo sendo praticados.

Enfim, seguindo tudo o que vimos aqui, vantagens como mais organização, diminuição do desperdício e melhor aproveitamento do tempo serão bastante visíveis a médio e longo prazos, refletindo-se de forma positiva no desempenho do seu posto de combustível.

Fonte:Minaspetro

 

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar