25 de junho de 2018

EPAMA

Noticias

Os 6 maiores desafios da gestão de postos de gasolina

 

TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS

A gestão de postos de gasolina, de modo geral, é um pouco mais complexa que a de outros estabelecimentos comerciais. A margem de lucro dos produtos principais é muito pequena e a concorrência dos preços se diferencia nos centavos.

Além disso, existem questões ambientais envolvidas, assim como de segurança do trabalho e de segurança patrimonial. Como fazer as coisas funcionarem do melhor modo, com eficiência e trazendo o resultado financeiro esperado? Essa é a grande arte do gestor de postos de combustíveis.

Veja neste post como vencer os 6 maiores desafios dessa gestão.

1. Fazer a gestão ambiental do posto

O segmento de distribuição e varejo de combustíveis e lubrificantes é considerado um setor potencialmente poluente. Por sua vez, a gestão ambiental do posto de combustíveis é um trabalho de prevenção e cuidado com o meio ambiente que envolve, principalmente, as seguintes situações:

  • conhecer e adequar-se à legislação ambiental vigente;
  • impedir vazamentos dos tanques de combustíveis e infiltrações;
  • destinar adequadamente as embalagens e demais resíduos gerados no posto;
  • destinar os volumes resultantes das trocas de óleo de veículos;
  • destinar as águas de lavagem de veículos;
  • elaborar um plano de contingências.

2. Atentar para os aspectos de segurança do trabalho

O ambiente de trabalho do posto de combustíveis se reveste de inúmeras condições que requerem atenção, dentre elas:

  • capacitação do pessoal para a segurança do trabalho;
  • utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • utilização de equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
  • pagamento de adicional por insalubridade;
  • pagamento de adicional por periculosidade.

Cada aspecto deve ser analisado à luz das normas pertinentes e seguir a legislação. Os custos posteriores com acidentes ou com processos trabalhistas costumam ser infinitamente mais elevados. Além disso, os danos provocados na imagem do estabelecimento constituem tudo o que você não deseja para a gestão do seu posto de gasolina.

3. Manter a equipe capacitada e motivada

O sucesso de um posto de combustíveis está nas mãos dos funcionários atendentes. A qualidade do atendimento e do serviço prestado transparece nas pequenas atitudes, em especial naquelas inconscientes, não provocadas por técnicas de encantamento do cliente.

Desse modo, é preciso que sua equipe esteja realmente motivada, que se sinta feliz com o que está fazendo, porque essa satisfação do funcionário transparece nas suas próprias atitudes.

Permita que cada funcionário se sinta parte de uma equipe de sucesso e não apenas um indivíduo que faz o que o gerente mandou. A motivação de sua equipe é o principal desafio na gestão de postos de gasolina.

4. Padronizar alguns processos

Padronizar processos significa eleger aquelas rotinas mais importantes, descrever o seu fluxo e criar um padrão de ação para ser adotado por todos, sempre que aquelas atividades forem executadas.

Por exemplo, o atendimento no abastecimento. Defina como o frentista deve fazer a abordagem inicial, como deve realizar o abastecimento, que tipo de informação deve passar para o cliente, que tipo de serviço e como deve oferecê-lo ao cliente etc. Uma vez definido o padrão de atendimento, treine todos, absolutamente todos da equipe para que seja criado um padrão de atendimento. Esse pode ser o seu cartão de visitas e seu posto ficar conhecido por esse padrão.

Percebe como é importante manter uma equipe motivada? Com ela você cria e adota padrões para quantos processos desejar implantar.

5. Oferecer um serviço diferenciado

Faça a diferença. Você pode eleger um determinado serviço, criar um padrão de excelência, treinar a equipe e assim se destacar da concorrência. Essa é a essência de um serviço diferenciado.

6. Cuidar da segurança patrimonial

Em algumas regiões, os postos de combustíveis podem ser alvos fáceis para assaltantes. Assim, consulte uma empresa especializada e avalie os cuidados que você deve tomar, assim como as medidas que deve adotar para implantação de segurança no seu posto.

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais dicas e novidades!

Fonte:http://www.arxo.com/blog/br/2017/03/27/

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar