23 de maio de 2018

EPAMA

Noticias

Quer reduzir custos em seu posto de combustível?

  • Confira algumas dicas

Controlar os custos de uma empresa é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Pois, através deste gerenciamento pode-se acompanhar todos os gastos, identificar falhas, encontrar oportunidades de melhorias e assim aperfeiçoar seu planejamento.

Neste post de hoje, vamos expor algumas dicas para ajudar a reduzir os custos e aumentar o lucro do seu posto. Vamos lá!

 

Mantenha-se informado de todos os custos

Primeiramente é necessário identificar todos os custos para depois planejar uma tentativa de redução, ou seja você tem que ter o conhecimento do que está sendo gasto no seu posto de combustível. Neste ponto, vale a pena uma revisão do orçamento, analisando todos os gastos, verificando se estão sendo lançados corretamente e se possui algum negligenciado nos registros.

Esta parte é importante, pois com esse levantamento será possível saber quais despesas são desnecessárias, quais podem ser eliminadas e quais não podem ser reduzidas – pois poderia comprometer a qualidade do serviço ou produto. Desta forma, o gestor terá informações mais precisas para tomada de decisão.

 

Tenha o envolvimento dos colaboradores

Atualizar os colaboradores com informações referentes às economias que precisam ser feitas e também a importância disso para o posto de combustível, é uma boa forma de reduzir os custos.
Nesse caso, vale a penas estimular o consumo consciente – de energia, hora extra, água, papel, copos descartáveis, entre outros.

 

Automatize os processos do posto por meio da tecnologia

Quando se pensa em redução de custos, a ideia é cortar qualquer investimento. Mas, investir em tecnologia poderá automatizar os processos do seu posto e reduzir muitos custos futuramente, além disso um sistema de gestão pode proporcionar diversas vantagens para seu posto de combustível.

Como benefícios, podemos citar mais agilidade na execução dos processos, menor incidência de erros, mais confiabilidade e segurança das informações e redução de desperdícios – de tempo, recursos, mão de obra, materiais –, por exemplo.

Além disso, muitas soluções permitem a geração de relatórios, que ajudam o gestor a acompanhar melhor seus processos e fornecem uma base bem sólida e confiável para a tomada de decisões.

 

Renegocie com fornecedores

A tentativa de obter melhores condições de pagamentos, redução de preços e vantagens com fornecedores em um posto de combustível pode ter um papel muito importante na tarefa de redução de custos.

Essa ação é fundamental quando há alguma pendência nos pagamentos, que incorrem em cobranças de juros. Assim, o ideal é tentar uma redução das taxas ou uma condição mais favorável para pagamento.

 

Faça o planejamento de estoque

Na grande maioria dos casos, um posto não oferece apenas o combustível para seus clientes. Também são vendidos óleos e lubrificantes, por exemplo, além de outros produtos relacionados ao negócio. É preciso lembrar que esses estoques também precisam ser bem controlados, visto que, no caso de excessos, além de gastar uma fatia maior do capital, existe o risco de perdas e acúmulo de produtos. Logo, o ideal é controlar as saídas dos materiais para dimensionar melhor as compras que serão feitas.

Como você pode ver, existem diversos meios de reduzir custos no posto de combustível sem diminuir a quantidade de colaboradores. Para isso, basta que o gestor analise bem o seu negócio e procure oportunidades de melhorias que ajudem a promover essas reduções.

O que achou destas dicas? Pronto para começar a reduzir os custos do seu posto de combustível? Quer mais dicas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como este.

Publicado em: 

Fonte: petros-adaptive-sistema-posto-gasolina

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar