17 de setembro de 2019

EPAMA

Noticias

Saiba como otimizar a tomada de decisão no posto de combustível.

Saiba como otimizar a tomada de decisão no posto de combustível

Independentemente do tamanho do seu negócio, um bom processo de tomada de decisão é vital para manter tudo em ordem e conseguir o máximo de aproveitamento do seu tempo e da sua equipe. Isso inclui também o trabalho dentro de um posto de combustível, onde pequenas decisões se acumulam e geram bastante impacto em seu rendimento.

Porém, como acontece em muitas outras empresas de serviços básicos, os revendedores de combustível não recebem tanto incentivo para pensar nas suas decisões empresariais quanto outros tipos de empreendedores. Isso acontece mesmo sendo esses conceitos igualmente importantes para sua longevidade e melhor desempenho.

Para que você não tenha problemas nessa área, separamos aqui dicas simples para ajudar no processo de tomada de decisão em seu posto de combustível. Acompanhe!

Pesquise o contexto do mercado

Em toda área, desde o fornecimento de serviços até a entrega do produto, é possível notar como as mudanças no mercado afetam os profissionais no dia a dia. A flutuação de preço do produto, taxas e impostos sendo criados, alterados e/ou revogados, entre outros fatores, devem ser sempre levados em conta.

Para que suas decisões tragam o máximo de benefício ao posto de combustível, incluindo investimentos ou mudanças de fornecedores, elas devem ser tomadas levando em conta o contexto do mercado. Quanto mais informada for sua escolha, melhor.

Escute sua equipe e seus clientes

Seus colaboradores e clientes são ótimas fontes de feedback em praticamente todo momento, mas em especial quando se trata de condições de trabalho e qualidade do serviço. Sendo assim, deixar de escutá-los é um erro considerável em sua administração.

Tente sempre levar em conta qualquer opinião oferecida pelo seu público ou sua equipe, seja ela positiva ou negativa. Algumas podem revelar problemas que precisam ser corrigidos logo, ou ainda oportunidades para ampliar seu rendimento.

Tenha sempre um plano B

Um aspecto importante em toda tomada de decisão é que você precisa se preparar para quando seus planos não dão certo. Você não pode contar apenas com a sorte para fazer sua próxima escolha, nem tomar uma decisão sem preparo.

Nesses momentos, é sempre bom ter um plano de contingência, uma saída já preparada à qual você possa recorrer. Isso pode facilmente salvar você e seu negócio quando houver algum problema sério, seja dentro da empresa ou fora dela.

Use a sua criatividade

Por fim, mas não menos importante, não deixe de levar em conta também a sua imaginação na hora de fazer certas escolhas. Seguir um plano e ter alguma margem de erro é bom, mas continuar apenas com o que já foi testado não faz você se destacar em nenhum mercado.

Permita-se correr alguns riscos calculados de vez em quando, faça experimentos nos limites de sua cultura organizacional e veja quais novas possibilidades te trazem melhores resultados. Nunca se sabe que tipo de oportunidade você pode encontrar quando usa um pouco mais da sua imaginação.

Com essas dicas, o processo de tomada de decisão no seu posto de combustível deve ficar um pouco mais fácil. Desde que você continue focando no que for melhor para o negócio e buscando novas oportunidades de crescimento, suas chances de sucesso serão muito boas.

Quer continuar recebendo mais conteúdos como este? Então assine nossa newsletter!

FONTE:Foto do perfil

Facebook

Siga-nos no facebook
Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar