19 de setembro de 2018

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Aprenda a aumentar o ticket médio do seu posto

Qualquer posto de combustível tem como prioridade aumentar as vendas e os lucros. Uma maneira de alcançar esse objetivo é elevando o ticket médio dos clientes. Em um momento de instabilidade econômica, essa tarefa se torna mais difícil de ser executada, mas o planejamento e a criatividade permitem concretizá-la.

Se uma empresa unir bom atendimento com inovação, as chances de fidelizar os fregueses aumentam bastante. Isso faz com que a companhia tenha uma presença mais ativa no mercado.

Neste post, apresentamos como avaliar a média de gastos dos clientes no seu negócio e apontamos as melhores ações para elevá-la em um posto combustível. Confira!

Entenda como funciona o ticket médio

Se você deseja valorizar os consumidores que mais investem na sua empresa, o primeiro passo é verificar o ticket médio, que consiste na média dos gastos dos fregueses ao adquirirem produtos e serviços.

Para calcular esse índice, divida o faturamento pelo número de consumidores que estiveram no posto durante o dia. Se você deseja fazer isso por freguês no período de 30 dias, deve verificar quanto ele gastou e fazer a divisão pelo número de vezes que frequentou o posto.

Veja como aumentar as vendas

Ao dominar o conceito de ticket médio, você tem um indicador interessante para mensurar os resultados. Mas de que maneiras o negócio pode atingir um faturamento mais expressivo? Uma boa resposta é adotar uma série de ações, que vamos abordar abaixo. Acompanhe!

Avalie a postura do público-alvo

Verifique os produtos e serviços mais são adquiridos pelos consumidores. Isso ajuda a fazer promoções que despertem o interesse da clientela. É possível, por exemplo, fazer uma oferta especial para alguns segmentos, como mulheres, motoqueiros, taxistas e idosos.

Essa iniciativa pode contribuir para aumentar a fidelização, o que é muito importante para as empresas.

Eleve a oferta de produtos e serviços

É inegável que os clientes vão a um posto para abastecer o veículo. Por outro lado, é viável oferecer outras mercadorias e serviços que tornem o seu negócio mais atraente.

Uma dica é investir em uma loja de conveniência com itens que podem chamar a atenção do público, como artigos de higiene pessoal, salgados, refrigerantes, jornais e revistas. Na correria do cotidiano, facilitar a vida do freguês é sinônimo de lucro garantido.

Adote um programa de fidelidade

Procure contemplar os fregueses mais assíduos. Por isso, é fundamental adotar um programa de fidelidade. Nele, podem ser oferecidos brindes e descontos para os que atingirem um determinado valor na compra de produtos e serviços.

Essa ação contribui para expandir o faturamento e construir uma imagem positiva da empresa. A propaganda boca a boca tem uma grande força para atrair um novo cliente.

Ofereça kits e descontos

Por que não usar as datas especiais (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças etc.) e os feriados para movimentar o posto de combustível?

Se você quer elevar o ticket médio, aproveite a oportunidade de criar ofertas interessantes, como:

  • descontos na troca de óleo e na lavagem do veículo;
  • sorteio de um carregador USB para os que gastarem um determinado valor;
  • jornal de graça para os primeiros 50 clientes que investirem, no mínimo, 60 reais;
  • descontos na loja de conveniência para os consumidores em datas especiais.

Com certeza, proporcionar condições favoráveis para os fregueses adquirirem produtos e serviços é uma forma de aumentar a visibilidade da empresa.

Treine a equipe

A qualidade no atendimento é peça-chave para o sucesso. Qualquer cliente fica satisfeito ao ser atendido por frentistas educados e atenciosos. Por isso, capacitar os colaboradores deve ser uma das prioridades de uma companhia.

Muitas vezes, a dica de um funcionário pode fazer com que o cliente opte por comprar algum item, como um lubrificante ou uma palheta para o para-brisa.

É nítido que o planejamento, a criatividade e o foco em resultados são fundamentais para um posto cativar o público-alvo, superar a concorrência e, consequentemente, aumentar o ticket médio. Para atingir esses objetivos, conte com a Minaspetro e sua equipe especializada no segmento de postos de combustíveis.

Se você deseja aumentar o ticket médio do seu negócio, assine, agora mesmo, a nossa newsletter. Afinal, o conhecimento é imprescindível para quem almeja inovar e turbinar as vendas!

Fonte Minaspetro Blog

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