16 de dezembro de 2018

EPAMA

Noticias

Como entrevistar um candidato e recrutar os melhores para seu posto de combustível

Bons colaboradores é o que toda empresa procura, não é verdade? Afinal, com trabalhadores comprometidos e alinhados aos objetivos do negócio, fica muito mais fácil alcançar as metas e prosperar no competitivo mercado brasileiro.

Nessa perspectiva, é preciso que os empreendedores saibam como entrevistar um candidato à vaga na sua empresa. Pensando nas dúvidas comuns nessa tarefa, desenvolvemos este artigo para ajudá-lo a realizar um bom processo de recrutamento. Quer descobrir tudo isso e muito mais? Confira todo o post até o final. Veja!

Algumas perguntas são imprescindíveis para que o processo ocorra da melhor forma possível. Então, separamos algumas das principais e que não podem ficar de fora da sua entrevista. Continue a leitura!

Por que você quer trabalhar neste posto?

Essa é a pergunta principal para centralizar como entrevistar um candidato que queira ser funcionário no seu posto. Os objetivos e expectativas do seu próximo colaborador devem estar bastante claras. É a partir disso que todo o recrutamento deve se basear.

O entrevistador deve conduzir o processo a fim de extrair informações importantes sobre a personalidade, características positivas e negativas do candidato. Aqui, o ato de escutar é muito mais importante do que ficar realizando indagações. Não que elas não sejam importantes, mas é preciso que as perguntas sejam feitas com o objetivo de dar prosseguimento à entrevista.

Verifique quais os pontos de vista e percepções que o futuro colaborador tem do seu negócio. Posteriormente, é preciso realizar uma análise profunda se ele é apto para integrar o seu time. Foque nisso!

O que faz no seu tempo livre?

Outra pergunta muito importante que deve haver na hora de como entrevistar um candidato. Essa informação é fundamental para se analisar alguns pontos subjetivos da pessoa. Será se ela é muito ociosa, preguiçosa? Ou talvez tenha uma rotina disciplinada e que consiga realizar muitas tarefas produtivas no tempo livre?

As respostas para essas perguntas subsequentes estão intimamente ligadas à primeira. O entrevistador deve conseguir extrair do candidato alguns pontos relevantes sobre como ele age durante o seu tempo livre. Não se esqueça de incluir essa pergunta nas suas entrevistas de recrutamento!

Agora, é preciso analisar como o entrevistador deve se comportar. Sua postura é fundamental para que haja um bom andamento desse processo. Confira!

Ouça com atenção

Demonstrar comprometimento e atenção são características imprescindíveis. O entrevistador deve se portar de forma profissional e assertiva durante o processo seletivo.

É preciso estar sempre atento às informações que serão repassadas. Afinal, são por elas que o entrevistado vai ser avaliado.

Deixe claro as funções

Frustração é algo que ninguém gosta de passar, não é mesmo? O entrevistador já deve deixar bem claro para o candidato como será a sua rotina de trabalho, as atribuições do cargo e responsabilidades.

Assim, fica muito mais fácil ter uma boa relação com o futuro colaborador. Transparência é tudo! Desse modo, deve-se planejar e delegar funções para que o processo consiga fluir da melhor maneira possível e com uma boa organização.

A tarefa de como entrevistar um candidato pode ser cansativa e exigir bastante tempo. Porém, é de suma importância para qualquer empresa que deseja ter um bom processo seletivo e, principalmente, contar com bons profissionais no seu quadro. Agora, sabe aqueles desentendimentos que podem ocorrer na sua empresa? Veja o conteúdo que separamos para que consiga fazer uma boa gestão de conflitos na sua empresa!

FONTE:Minaspetro – Sindicato do Com. Varejo de Deriv de Petroleo no Est de MG

Foto do perfil


14 DE NOVEMBRO DE 2018 • ATENDIMENTO

Facebook

Siga-nos no facebook
Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar