23 de maio de 2018

EPAMA

Noticias

Extintores de incêndio automotores vão mudar em janeiro.

Por Denise de
Almeida

Apesar de todos os carros fabricados no Brasil saírem de fábrica com o extintor de incêndio  apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC,  que será exigido em todos os veículos  automotores a partir de janeiro do ano que vem, cumprindo o que determina resolução do  Conselho Nacional de Trânsito.

Até lá os equipamentos com carga de pó BC deverão ser substituídos nos veículos,  independentemente da data de validade do equipamento.

Isso implica dizer que também para os revendedores que comercializam tais produtos  os extintores de incêndio antigos ainda expostos nos estabelecimentos deverão ser coletados e destinados corretamente,  conforme legislação ambiental vigente.

É aconselhável ainda orientar aos clientes que possuem extintores com carga de pó BC,  originalmente instalados em automóveis fabricados entre julho de 2008 e setembro de 2009,  para que façam a substituição por extintores novos com carga de pó ABC até 31 de dezembro.

Vale lembrar que, em uma eventual fiscalização,  além da data de validade e tipo de produto, os  agentes podem avaliar também os indicadores de pressão, marca de conformidade do Inmetro  e a boa aparência do equipamento,  sem ferrugens, amassados ou outros danos.

O descumprimento à lei é considerada  infração de natureza grave e sujeitará o infrator à  aplicação de penalidades,  tais como multa e até apreensão do veículo, quando necessário.

Fonte: Revista Posto de Observação – Ed 359

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar