15 de novembro de 2018

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Gestão de metas: tenha mais eficiência em seu posto de combustível

A busca por resultados cada vez mais expressivos faz parte da rotina de muitas empresas. Nos postos de combustível, isso não é diferente. Uma prova é que muitos empreendedores procuram aumentar a qualidade dos serviços por meio da gestão de metas.

Basicamente, essa atividade consiste em administrar os parâmetros de desempenho estabelecidos para o negócio estar em condições de superar a concorrência. Até porque, no cenário atual, as corporações devem priorizar as ações que incentivem a melhoria contínua.

Neste post, vamos mostrar os benefícios de gerenciar as metas e as iniciativas necessárias para implementar um modelo de gestão que aprimore a performance dos funcionários e da companhia. Confira:

Vantagens de contar com uma gestão de metas

A empresa que sabe administrar suas metas com inteligência pode obter uma série de benefícios. E um deles é o gerenciamento mais flexível dos indicadores de desempenho.

Em geral, as organizações trabalham com metas anuais, que podem ser modificadas caso a conjuntura não seja favorável para alcançá-las.

Imagine, por exemplo, que um posto deseja expandir em 50% o número de vendas de um tipo de óleo para os motores dos automóveis. Os concorrentes, entretanto, estão com um produto de melhor qualidade e preço mais acessível para os clientes. Nesse caso, o recomendado é usar o bom senso e rever a meta, para não desmotivar a equipe.

Avaliar fatores internos e externos é fundamental para uma empresa compreender melhor as tendências do mercado. E essa postura deve ser efetivada para evitar a acomodação, considerada um dos maiores erros no mundo corporativo.

À medida que um posto de combustível mostra familiaridade com a gestão de metas, é possível apresentar os objetivos a serem atingidos com mais simplicidade. E, sem dúvida, isso é uma vantagem competitiva, porque possibilita aos funcionários entender a importância de a organização ter foco para expandir suas vendas e lucros.

Além disso, essa conduta contribui para um engajamento maior dos colaboradores, que se identificam melhor com os valores institucionais e os procedimentos de trabalho. Assim, fica muito mais fácil bater as metas.

Por fim, a flexibilidade e a simplicidade no gerenciamento da performance são possíveis apenas quando há um controle dos resultados. Esse é outro benefício que o posto tem ao administrar o rendimento dos colaboradores, das vendas e das finanças.

Como implementar essa prática em um posto de combustível

Para uma gestão de metas ser bem executada, é necessário adotar algumas ações. Uma delas é o planejamento estratégico, que deve estabelecer os principais objetivos a serem alcançados em médio e longo prazos.

Não há como gerenciar o desempenho organizacional se não houver um parâmetro de performance a ser conquistado. Logo, a recomendação é que as metas sejam específicas, viáveis, mensuráveis e importantes para o negócio. Também, elas devem apresentar um tempo de duração.

Após o planejamento, o posto de combustível precisa executar as ações necessárias para atingir o desempenho previsto — fase que deve contar com a participação dos colaboradores. Por isso, é essencial informá-los com clareza sobre os objetivos da empresa, e lhes mostrar a relevância de concretizá-los.

Nessa etapa, a empresa também pode explicar os benefícios que os funcionários terão se a companhia apresentar uma performance de alto nível, como participação de resultados e aumento na concessão de benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-creche etc.).

Então, depois de planejar as iniciativas e implementá-las, o empreendedor deve acompanhar os resultados.

Essa medida é vital para verificar como está o desempenho institucional diante dos desafios estabelecidos. Sem contar que permite fazer uma análise do comportamento dos funcionários e da inserção da empresa no mercado.

Afinal, quando uma organização identifica rapidamente os fatores que prejudicam a performance, é muito mais fácil corrigir os erros e encontrar alternativas para conquistar os consumidores.

Enfim, como vimos até aqui, é essencial que um posto adote o gerenciamento dos seus objetivos. Do contrário, terá dificuldades para enfrentar os concorrentes e pensar em opções para atrair os fregueses. Lembre-se disso!

Bom, para implantar a gestão de metas com sucesso é importante conhecer o segmento em que está investindo. Por isso, se gostou deste post, aproveite para conhecer estas 5 dicas para montar o seu posto de combustível!

Fonte:

Minaspetro – Sindicato do Com. Varejo de Deriv de Petroleo no Est de MG

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