20 de outubro de 2018

EPAMA

Noticias

Guerra de Preços em Postos de Combustíveis:

Sobreviva sem abaixar o preço

Manter os preços competitivos é essencial para qualquer negócio. No entanto, uma guerra de preços em postos de combustíveis pode ser uma prática desastrosa, onde todos acabam perdendo. Quando seu principal concorrente reduz o preço na bomba, você não pode simplesmente ignorá-lo.

Entretanto, se você está apenas se esforçando para ganhar participação no mercado, você poderá desencadear uma guerra de preços que ninguém vencerá.

Dessa forma, para manter seu posto de combustível lucrativo, é fundamental conhecer os perfis de seus clientes e adotar boas práticas de operação de negócios. Para ajudá-lo nisso, neste artigo, você saberá como se manter relevante no mercado sem precisar entrar em uma guerra de preços. Acompanhe a seguir.

Reduzindo a guerra de preços sem afetar a sua margem de lucro

Em uma guerra de preços, cada lado continua fazendo remarcações em tentativas cada vez mais desesperadas de lutar por clientes. Adotando essa prática, as margens de lucro podem desaparecer rapidamente, o que significa que os produtos serão vendidos de forma insustentável para ambos os lados.

Para os clientes, a economia de preços é boa no curto prazo, mas eles se cansarão das alterações frequentes e poderão considerar seu negócio ou produto como de baixo valor agregado.

Conhecer os clientes é sair na frente da sua concorrência

Construir relacionamentos de maior qualidade com os clientes é essencial para qualquer organização. Para isso, é preciso ter bem definido quem é o seu público-alvo.

Como proprietário ou gestor de um posto de combustível, conhecer os hábitos de compra, gostos e interesses do cliente pode ser uma vantagem competitiva bastante valiosa. É pessoa física ou jurídica? Quais produtos ele mais consome? Qual é o horário de pico? Existem serviços extras que este cliente normalmente busca? Ou seja, pesquise tudo o que puder sobre eles.

feedback também é essencial. Com isso, dedicar um tempo para realmente conhecer o seu cliente e entender o que o deixa satisfeito e o que ele mais valoriza irá ajudá-lo a alcançar suas metas de negócios, a fidelizar sua base de consumidores e a não precisar integrar uma guerra de preços.

Os benefícios da fidelização de clientes para o seu negócio

Quando se trata de fidelidade do cliente, há benefícios óbvios, como ganhar vender mais e aumentar as taxas de conversão, mas também há alguns benefícios mais ocultos que são igualmente importantes.

O benefício de contar com clientes fiéis é tê-los como grandes divulgadores de sua marca. Não há nada mais valioso do que um marketing boca a boca na hora de receber a recomendação de um produto ou serviço. A melhor parte disso tudo é que essa prática não tem custo e as chances de que esse novo cliente também se torne um divulgador do seu posto são grandes.

Além disso, esses clientes se tornam blindados contra uma eventual guerra de preços, o que permite estabelecer padrões mais elevados em seu serviço, garantir sua boa operação e lucratividade e, ainda, manter a satisfação de seus clientes. Do ponto de vista comercial e de receita, esse é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da fidelidade do cliente.

Existe, ainda, o benefício de poder fazer previsões de vendas mais precisas. Principalmente nos novos negócios, a falta de dados impede a execução de uma previsão mais confiável de quantas pessoas realmente vão pagar pelo seu produto ou serviço. Uma vez que você consiga estabelecer uma base de clientes fiéis, será muito mais fácil coletar dados e medir padrões comportamentais de clientes recorrentes e de seus hábitos de consumo.

Essas projeções financeiras cada vez mais precisas também permitirão reduzir o risco em relação ao fluxo de caixa, gerenciamento de estoque de combustíveis e investimento no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

A vantagem dos programas de fidelidade para não entrar em uma guerra de preços

Atualmente, é muito fácil para o consumidor comparar preços entre diferentes postos de combustíveis. Se eles estão apenas pensando nos produtos que você vende em vez do seu posto ou marca, então você se encontrará em uma indesejada guerra de preços.

Ter um programa de fidelidade faz com que seu posto não concorra apenas por preço, o que gera uma maneira de diferenciar seu negócio. Com isso, além do produto, você poderá oferecer uma experiência aprimorada ao cliente.

Assim, um programa de fidelidade oferece a você uma forma de surpreender e encantar os clientes, recompensando-os por algo que antes não era notado. Toda vez que você recompensa seus clientes por suas atividades de compras vai apelar para o lado emocional da compra e começar a construir uma conexão mais profunda e valiosa com eles. E à medida que essa conexão emocional cresce, os compradores verão mais do que uma coleção de produtos que custam um determinado valor.

Conheça o ClubPetro

ClubPetro fornece, entre seus produtos, software de fidelidade exclusivo para postos de combustíveis. Diferente de programas de outras distribuidoras, o dono do posto de combustível é o dono do banco de dados do ClubPetro. Dessa forma, ele detém todas as informações dos clientes, ajudando a planejar suas próprias e exclusivas estratégias de marketing.

O sistema está disponível em todo o país, tanto em postos bandeirados quanto naqueles com bandeira branca. Totalmente personalizável, o ClubPetro permite fazer campanhas segmentadas, gestão de metas e de pontuação rápida. Além disso, ele é 100% online e conta com proteção antifraude.

E você, já conhece o ClubPetro? Ficou interessado em utilizá-lo para fugir de guerra de preços? 

Fonte: 13/07/2018 em  Gestão por Breno Pires

logo

 

 

Facebook

Siga-nos no facebook
Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar