20 de janeiro de 2020

EPAMA

Noticias

Loja de conveniência: 8 produtos que não podem faltar

Montar uma loja de conveniência de produtos, assim como qualquer outro empreendimento, requer um estudo analítico sobre seu público, o mercado e, principalmente, o local de atuação.

Como o próprio nome já diz, é preciso oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes de maneira precisa, além de contar com um excelente atendimento e rapidez.

Mas, afinal, quais produtos é preciso ter no mix de uma loja de conveniência? Se essa é sua dúvida, continue a leitura e descubra!

Por que planejar o estoque da loja de conveniência de produtos?

Para ser uma loja de conveniência, não basta ficar aberta 24 horas por dia: é necessário oferecer os produtos dos quais seu cliente precisa — e a melhor maneira de descobrir isso é fazendo uma pesquisa.

Não é preciso contratar uma grande empresa para levantar tais dados. Você pode conseguir as informações de maneira simples, analisando a concorrência, verificando os produtos ou marcas com maior saída na região e conversando com os donos de outros estabelecimentos.

Assim, será possível compreender o que as pessoas buscam. Como resultado, a definição do mix de produtos será muito mais simples e você impulsionará suas vendas.

Quais produtos você precisa ter?

Apesar das características singulares de cada região, existem itens básicos que uma loja de conveniência de produtos precisa ter em seu mix. Confira alguns deles abaixo.

1. Bebidas

Um dos maiores atrativos em uma loja de conveniência são as bebidas alcoólicas. Por isso, tenha certa variedade de cervejas e bebidas quentes (vodca, uísque etc.) — mas não se esqueça dos refrigerantes e da água, é claro.

2. Cigarros

Muitas pessoas buscam cigarros, portanto é fundamental tê-los em seu mix de produtos. Procure contar com uma variedade de marcas para atender a diversos públicos, desde os mais baratos aos mais caros. Incluir cigarros especiais (de canela, menta e outros aromas) também é uma boa pedida.

3. Carvão e gelo

Estes dois itens sempre acabam nos momentos mais inconvenientes. A procura por eles aos finais de semana é grande, principalmente após o fechamento dos supermercados nas proximidades. Sem dúvidas, trata-se de produtos fundamentais para uma loja de conveniência.

4. Produtos de higiene

As lojas de conveniência são bastante procuradas por viajantes que se esquecem de levar algum produto de higiene pessoal. Portanto, ofereça xampus, desodorantes, sabonetes, escovas e pastas de dente, absorventes e preservativos.

5. Salgados e salgadinhos

Há muitas pessoas que saem de festas no meio da noite e ficam com fome. Logo, oferecer salgados e salgadinhos é uma boa estratégia para levá-las até sua loja. Alimentos congelados e refeições rápidas também precisam compor o mix de produtos.

6. Itens de compra por impulso

Chocolates, balas, chicletes e outras guloseimas são itens geralmente comprados por impulso e representam uma excelente oportunidade de elevar o ticket médio de suas vendas. Procure deixá-los no caixa ou nos locais de espera, como as filas.

7. Itens sazonais

Ovos de páscoa e panetones são dois exemplos de produtos sazonais. Eles não compõem o mix fixo de produtos de uma loja de conveniência, mas é preciso tê-los em estoque durante certas épocas do ano.

8. Acessórios para celular

É comum encontrarmos esses itens em lojas de conveniência hoje, afinal passamos grande parte de nossos dias conectados. Oferecer carregadores de carro, cabos USB e suporte para veículos é um bom exemplo.

Como escolher o mix de produtos?

A melhor maneira de escolher seu mix de produtos corretamente é levantar o máximo de informações e conhecer a fundo os clientes, entendendo suas necessidades e preferências de consumo.

Outro fator fundamental é selecionar fornecedores e marcas de confiança, pois os clientes de uma loja de conveniência não se importam em pagar um pouco mais desde que percebam a qualidade e tenham boas experiências.

Escolher os itens corretos para sua loja de conveniência de produtos não é uma tarefa complicada, mas é preciso analisar o mercado e compreender os desejos dos clientes.

Agora que você já sabe em quais itens precisa investir, aproveite para descobrir como realizar a gestão de estoque em uma loja de conveniência e aprimore seus conhecimentos!

19 DE DEZEMBRO DE 2019 • FONTE:

Minaspetro

Facebook

Siga-nos no facebook
Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar