7 de dezembro de 2019

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Promoção para postos de combustíveis: SAIBA COMO ELABORAR!

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A promoção para postos de combustíveis é uma ótima estratégia quando se quer atrair novos clientes. A notícia se espalha pelas redondezas, ao passo que a marca ganha visibilidade no mercado e, claro, mais consumidores. Compreender as expectativas do público-alvo é sempre crucial e parte constante do planejamento do negócio.

Todos gostam de uma boa promoção, certo? Nem tanto. Por parte dos consumidores, é sempre muito bom ver aquele produto desejado em preços mais baixos, porém não é bem assim para o negócio. Quando a ação não é conduzida de modo eficaz, a promoção pode se transformar em um grande pesadelo para os gestores que esperavam resultados prósperos.

Quer saber como planejar as melhores promoções para o seu posto de combustível? Então, acompanhe nossas dicas infalíveis e aumente as vendas!

Defina o objetivo da promoção

Em um posto de combustível, as promoções podem ser uma forma de atingir as metas e ter mais lucro em caixa. Porém, é fundamental que elas sejam de fato eficientes, garantindo um retorno positivo ao estabelecimento.

Pode ser que o seu objetivo seja somente aumentar as vendas de forma imediata — ou instigar as pessoas que ainda não conhecem sua marca a irem até o posto, com o intuito de que elas se tornem clientes.

O que importa realmente é perceber que, até mesmo no momento de criar promoções para o seu posto de combustível, vai ser preciso desenvolver uma estratégia que esteja relacionada e guie você até o objetivo final.

Defina os produtos

Agora que você já sabe qual é o objetivo da sua promoção, fica bem mais fácil entender em que deseja pautá-la. Quais itens serão vendidos? Faça a escolha dos produtos de acordo com o objetivo que pretende atingir. Aproveite a seguinte regra de ouro: quanto mais abrangente for sua promoção, maior vai ser a quantidade de produtos que pode participar.

As promoções são ótimas oportunidades para dar vazão ao seu estoque. Sendo assim, dê muita visibilidade aos produtos que estão armazenados em grande número e não apresentam tanta saída. Levar o item com uma boa promoção acaba incentivando clientes indecisos a optarem pela compra.

Após escolher o produto, deve-se definir também por quanto tempo a promoção no posto vai ser válida, já que essa informação é de grande ajuda para ter mais argumentos de vendas. Lembre-se de que a oferta sem uma data definida de término não tem cara de promoção.

Faça parcerias de produtos

Existem diversas marcas e empresas que oferecem seus produtos gratuitamente como amostragem, pedindo somente uma parte da prateleira ou gôndola e o espaço de divulgação. Isso significa inovação na forma de atrair o público para sua conveniência.

Seja com o setor alimentício, de produtos automotivos ou bebidas: lembre-se de que qualquer parceria pontual vale a pena. Afinal, todas as pessoas gostam de uma amostra grátis e, estando dentro do seu posto, ficarão propensas à aquisição dos produtos.

Utilize as redes sociais para divulgar sua promoção

Estar presente nas mídias sociais é a garantia de que o seu empreendimento vai ter muito mais visibilidade. Uma promoção pode ser bastante útil para movimentar as redes, aumentando seu engajamento com os usuários.

Além disso, as possibilidades são bem variadas. As regras podem acrescentar situações como as seguintes:

  • “marque dois amigos” no comentário do post oficial;
  • postagem de foto usando um dos serviços do seu posto de combustível;
  • compartilhamento do post da promoção (o oficial);
  • postagem de foto com a localização do posto.

Escolha uma premiação que seja útil para o cliente

Fez uma ação, promoção ou campanha muito interessante para seu posto de combustível? Então, procure oferecer a seus consumidores prêmios que possam ser úteis (ou melhor: que permitam o uso dentro do seu negócio).

Isso vai assegurar que eles conheçam os outros serviços disponibilizados no posto de combustível, tais como:

  • a lavagem automática;
  • a troca de óleo;
  • os pontos de desconto em abastecimento;
  • os convites para eventos;
  • os produtos que seu posto oferece, na oficina mecânica ou na loja de conveniência.

Faça sorteios recorrentes

Outra forma de atrair clientes para o seu posto é realizar sorteios recorrentemente. Eles podem ocorrer todos os meses ou a cada semana, por exemplo.

Uma boa alternativa é usar cupons para que seus consumidores preencham, sendo que todo mês um deles é premiado e ganha algo que nada mais é do que um grande incentivo para se tornar freguês. Você pode fazer o sorteio de uma lavagem completa no carro ou alguns litros de gasolina.

É fundamental promover o ganhador, pois assim as pessoas vão saber que a promoção não é uma farsa. Uma boa ideia é fazer um post em alguma rede social com a foto da pessoa ganhadora recebendo o prêmio. Outra dica é deixar um quadro com a foto ou o nome dos premiados de cada mês (ou semana) no seu posto de combustível, de preferência perto do caixa, para que todos possam ver.

Ofereça descontos

Descontos atraem clientes — isso é um fato. Portanto, procure pensar em métodos para ofertar descontos aos consumidores todas as semanas, seja nos variados produtos, seja na gasolina.

“Abasteça e ganhe desconto no cinema” ou “abasteça e ganhe um brinde” são exemplos de promoções que podem ser adotadas. No momento de escolher qual posto frequentar, certamente isso vai fazer toda a diferença para o cliente.

Desenvolva programas de fidelidade

Um programa de fidelidade resulta em oferecer benefícios para o consumidor que faz uso dos produtos e serviços do posto de forma recorrente. Então, considere a possibilidade de ofertar um brinde promocional no segundo abastecimento ou um produto ou serviço do seu empreendimento à pessoa que completar certa quantidade de litros de combustível, entre outras possibilidades. Abuse da sua criatividade e recompense os consumidores que voltam.

Crie promoções “leve 2, pague 1”

Esse modelo é bastante comum de se ver nas prateleiras dos supermercados, não é mesmo? Você já deve ter se deparado com promoções do tipo em bebidas, sabonetes, pacotes de bolacha e mais uma infinidade de produtos.

Pois então: saiba que é totalmente viável fazer isso também em seu posto de combustível. Trata-se de uma boa alternativa para aqueles que têm um acervo muito grande de determinado produto e querem eliminá-lo. Você acaba incentivando o consumidor que possivelmente iria adquirir só um item a levar mais um. Assim, é possível dobrar a venda e agradar ao cliente.

Invista em combos

Essa dica é sempre um grande sucesso, pois garante um retorno extremamente rápido de investimento. Monte combos que ofereçam benefícios financeiros ao seu cliente ou, ainda, promoções que entreguem uma vantagem imediata. Veja algumas que sempre são muito bem-aceitas:

  • tanque cheio = um excelente café da manhã;
  • lavagem + troca de óleo = desconto;
  • tanque cheio = lavagem com desconto;
  • promoções por dia da semana.

Os combos são boas chances para que seu consumidor veja a vantagem de abastecer e dar preferência ao seu posto. Portanto, não deixe de adotar essas dicas incríveis ao elaborar uma ótima promoção para postos de combustíveis!

Para que você possa criar ações de sucesso, ofereça vantagens exclusivas aos clientes, passe segurança e desenvolva dinâmicas de fácil compreensão. Assim, as pessoas sempre vão participar e escolher o seu posto!

FONTE:20 DE NOVEMBRO DE 2019 • ATENDIMENTO Blog Minaspetro

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