29 de março de 2020

EPAMA

Noticias

Qual a importância do gerenciamento de funcionários?

A gestão de funcionários é uma estratégia adotada pelos empresários de sucesso que perceberam a importância do capital humano nos seus negócios. Esses empreendedores observaram que um posto de combustível vai muito além de cálculos de planilhas de preços de produtos e de serviços e do atendimento ao cliente.

Saiba que colaboradores engajados executam as suas tarefas com melhor qualidade nas diversas atividades da sua empresa. Neste artigo, listamos 5 dicas para que você entenda como implantar esse tipo de gestão no seu estabelecimento. Acompanhe!

1. Tenha uma boa comunicação interna

O velho ditado “quem tem boca vai a Roma” no nosso caso pode parecer até uma brincadeira, mas não é. A comunicação interna é essencial para que os seus funcionários conheçam todas as rotinas diárias ou novos eventos e atividades no seu estabelecimento.

O ideal é que toda informação seja passada pela administração ou setor de recursos humanos para evitar boatos. Você poderá criar vários canais de comunicação que podem ser por meio de reuniões coletivas ou individuais, quadros de aviso, mensagens eletrônicas para o celular do funcionário, entre outras.

2. Trabalhe com reconhecimento

Procure reconhecer as boas práticas e atitudes de seus colaboradores no seu posto de combustível. Evite o pensamento de que “ele não fez nada a mais que sua obrigação”, o elogio e o reconhecimento são práticas que promovem um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

3. Aposte em benefícios

Nem só de tapinhas nas costas vivem os funcionários, portanto, você pode criar um programa de benefícios no qual os colaboradores podem ser premiados ao atingirem determinadas metas. Esses prêmios podem ser viagens, eletrodomésticos e outras bonificações que se estendam para a família também.

4. Promova a segurança dos colaboradores

A segurança é outro fator que cria a melhor produtividade na empresa. Ela deve ser adotada tanto para evitar os acidentes de trabalho, com o fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletivo, quanto para atender leis trabalhistas.

Outra maneira de promover segurança e manter a integridade física dos funcionários é a contratação de empresas de segurança e a instalação de câmeras de circuito interno nos ambientes de seu estabelecimento.

5. Passe feedbacks no processo de gestão de funcionários

Podemos entender que os feedbacks são retornos ou respostas às atividades prestadas por um funcionário ou por uma equipe, ou seja, o resultado deles. Essa é uma maneira de demonstrar se as metas da empresa estão sendo alcançadas ou não. Se sim chamamos de feedback positivo ou do contrário negativo.

O Feedback positivo é importante para que os funcionários saibam que estão no caminho certo, já o negativo serve como um alerta para mudanças de procedimentos, comportamentos e deve ser comunicado com profissionalismo e imparcialidade para evitar constrangimentos.

Então, essas nossas dicas de gestão de funcionários ajudarão em seus processos de administração de pessoas. Perceba que os seus colaboradores são os clientes internos da sua empresa, portanto, é essencial que trabalhem satisfeitos e tenham os seus valores reconhecidos. Seguindo essas nossas recomendações, acreditamos que você atingirá com mais facilidade os seus objetivos, pois somente assim é possível ter funcionários engajados e produtivos.

FONTE: Blog Minaspetro

 Minaspetro

Facebook

Siga-nos no facebook
Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar