21 de novembro de 2018

EPAMA

Noticias

Quem não sabe fazer gestão, faz pressão.

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais pelo consultor)
(Edson Carlos de Oliveira)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem a sensação que a empresa dele é a única no mercado e que as pessoas morrem de vontade de trabalhar para ele ou então, morrem de medo de perder o emprego.

Alguns clientes meus abusam da cultura do medo. Muitas vezes isto demonstra um ponto fraco, fraquíssimo, na sua formação de liderança. Isto ainda é mais forte em empresas familiares. Seja pelo próprio fundador da empresa ou por herdeiros mimados despreparados para lidar com pessoas.

Alguns exemplos que vivenciei:

– “Quem não estiver contente, a porta da rua é aquela” – Muitas vezes o melhor funcionário segue pela porta da rua conforme recomendado e, quando isto acontece, o empreendedor não consegue perceber qual a razão que o fez agir desta maneira.

– “No dia do pagamento o seu dinheiro está depositado na sua conta?” – Neste caso, quando algum funcionário, não importa a razão, não fez determinado trabalho conforme a expectativa do empreendedor, que na maioria das vezes não sabe transmitir como deseja ou ainda não delega adequadamente, espera que o funcionário adivinhe exatamente qual é a sua maneira de pensar exatamente para esta tal tarefa. Se o empreendedor ainda tem atitudes imprevisíveis, ou seja, muda de ideia sempre, a probabilidade de o funcionário adivinhar o que se espera é ainda maior. Grande oportunidade para perder um bom profissional.

– “Eu tenho que motivar o pessoal e quem vai me motivar?” – Caro empreendedor, se você não tem motivação para tocar o seu negócio, talvez você não tenha o perfil para ser empreendedor, o melhor é tentar arrumar um emprego. Terá dificuldade para arrumar um porque está fora do mercado há muito tempo? Então você não se preparou para enfrentar a vida. A vida é difícil mesmo, não espere que os seus funcionários desmotivados e que você não quer ou não sabe motivar seja a solução do seu problema.

– “Eu nunca tive nada e aprendi tudo sozinho, por que ele também não aprende?” – Por isso você virou empreendedor. Já imaginou se todos fossem como você? Não haveria pessoas para trabalhar no seu empreendimento. Aprenda a liderar e tirar o melhor da sua equipe, afinal, empreender e conquistar mercado não é para todos, mas só isto não basta, tem que conquistar o apoio de sua equipe para o sucesso do seu empreendimento.

– “Para o empregado é tudo muito fácil, sai no horário e no dia do pagamento o dinheiro está depositado na conta” – Caro empreendedor, o risco do negócio é seu, todo negócio há regras e deve ser cumprida, isto é para todos os negócios, mas na hora do bônus, este também é seu, afinal você também consegue fazer a sua agenda e, na hora do sucesso, certamente nem se lembrará de compartilhar com sua equipe.

Atitudes medíocres servem para reter profissionais medíocres, é isso que um empreendedor deseja pra o seu negócio? Reflita com carinho, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
“Quem não sabe fazer gestão, faz pressão”
Robson M. Souza

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
[email protected]

Facebook

Siga-nos no facebook
Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar