19 de setembro de 2018

EPAMA

Noticias

SEGURANÇA PATRIMONIAL DE POSTO DE GASOLINA:

SEGURANÇA PATRIMONIAL DE POSTO DE GASOLINA: 5 DICAS PARA O SEU NEGÓCIO

TEMPO DE LEITURA: 3 MINUTOS

A segurança patrimonial nos postos de combustíveis deve ser considerada desde a sua instalação. São aspectos de infraestrutura, de monitoramento, de capacitação da equipe e de contratação de serviços especializados, dentre outros.

No entanto, a qualquer momento é hora de adequar-se à realidade de sua cidade e às experiências de seu próprio estabelecimento. Assim, a segurança de posto de gasolina não deve ser estanque, mas um aspecto dinâmico da gestão do posto, adaptando-se às condições que surgirem.

Conheça 5 dicas que você pode adotar para a segurança patrimonial de seu posto.

1- Instale câmeras em pontos estratégicos

A instalação de câmeras de segurança em postos de combustíveis chega a ser obrigatória em alguns municípios brasileiros. Além de fornecer subsídios pela filmagem que realiza, tem efeito inibidor com a sua presença anunciada.

É importante considerar na instalação das câmeras os principais pontos estratégicos para fins de segurança patrimonial. Do mesmo modo, verifique a eficiência e a capacidade do equipamento para registrar e arquivar as imagens.

Esteja atento, principalmente às credenciais do fornecedor. Se você contar com uma empresa de segurança patrimonial que forneça o serviço de monitoramento considere a possibilidade de adotar a mesma empresa.

2- Instale placas de procedimento e de avisos de segurança

Placas de procedimento e de avisos de segurança devem deixar explícita a ideia de que as instalações do posto são vigiadas. Por essa razão, precisam ser instaladas de modo que sejam facilmente perceptíveis.

Podem ser utilizadas mensagens sobre a existência de câmeras filmando, de cofre sem chave para a guarda do dinheiro do posto, de necessidade de retirar o capacete para abastecer etc.

3- Defina as regras e capacite a sua equipe para a segurança

Os procedimentos operacionais de segurança patrimonial devem ser bem definidos e a equipe bem orientada e treinada. Além de instrução sobre as condições de atendimento (motoqueiro precisa retirar o capacete para ser atendido, pagamento deve ser feito no caixa para obrigar o motorista a descer etc.), devem ser implementadas rotinas de segurança com lista de verificação. Essas rotinas definem as ações que os funcionários deverão tomar no dia a dia do posto.

4- Elabore um plano de contingência

Um plano de contingência prevê as medidas que devem ser tomadas imediatamente quando ocorrerem situações irregulares relacionadas à segurança patrimonial do posto. Sua equipe precisa conhecer em detalhes as medidas que lhes cabem tomar nas ocorrências: como se comunicar por sinais, a quem avisar, o que acionar etc. Promova treinamentos periódicos das previsões do plano.

5- Considere a contratação de serviços de vigilância

Em muitas cidades brasileiras a relação custo/benefício com a contratação de serviços de vigilância é realmente compensadora. Principalmente se você incluir os serviços de monitoramento por câmeras integrado à vigilância.

No entanto, é necessário cuidado na seleção da empresa. Os serviços de vigilância são regulados pela Polícia Federal. Ao contratá-los, você deve estar certo de que se trata de empresa regularmente autorizada à prestação de vigilância. Informe-se ainda sobre a empresa fornecedora dos serviços com outros clientes que ela atende.

Seguindo essas dicas, as principais medidas de segurança de posto de gasolina estarão implantadas em seu estabelecimento.

Você tem alguma dica de segurança patrimonial para posto de combustíveis? Faça um comentário aqui.

Fonte:   COMENTE! 

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar