29 de setembro de 2020

EPAMA

Noticias

Sustentabilidade em postos de combustíveis: como aplicar?

A sustentabilidade em postos de combustível não deve ser adotada apenas para atender às exigências dos órgãos reguladores e fiscalizadores.
Um empreendimento sustentável é aquele que usa esse conceito preocupando-se com o uso consciente dos recursos naturais e com os impactos que os seus resíduos podem causar para o meio ambiente como um todo.

Para adotar esse propósito, neste artigo apresentaremos dicas práticas para alcançar a sustentabilidade de uma maneira responsável, em vez de encará-la somente como obrigação. Acompanhe.

Treine a sua equipe

Treinamento é umas das melhores maneiras de educar os colaboradores em uma empresa. Afinal, conhecimento não ocupa espaço. Faça isso em todos os departamentos, divulgue a ideia de sustentabilidade, independentemente, do cargo ocupado pelo funcionário. Um posto de combustível funciona como uma engrenagem e equipes alinhadas produzem melhor.

Caso não tenha um repertório aprofundado do tema, contrate empresas e profissionais especialistas com bagagem teórica e prática do assunto. Caso tenha dúvidas onde encontrar os melhores, faça contato com o sindicato da sua região e peça referências.

Conheça os riscos ambientais

O ideal é que no início da concepção do negócio exista a preocupação do empreendedor com os riscos ambientais que um posto de combustível pode gerar. Normalmente, grande parte dos materiais empregados no dia a dia são provenientes de misturas químicas com alta toxicidade. Para entender melhor esses riscos, busque informações com os fabricantes e fornecedores de óleos, de combustíveis, de filtros e demais materiais que for aplicar no seu estabelecimento.

Adote medidas protetivas

Para evitar acidentes que resultarão em prejuízos para o empreendimento, danos para seus funcionários, clientes e contaminações do solo, ar e água, é essencial que você esteja sempre na frente de possíveis incidentes. Para fazer isso, adote medidas protetivas por meio da prevenção. A conhecida frase “prevenir é melhor que remediar” aplica-se para o seu negócio e deve fazer parte da missão do seu posto de combustível.

Ofereça apenas combustível de qualidade

qualidade do combustível que você oferece para os seus consumidores, certamente, refletirá no meio ambiente. Isso porque combustíveis são substâncias voláteis, ou seja, se dispersam com facilidade para o ar, e a queima de produtos ruins, provenientes de misturas de ingredientes inadequados, produzem efeitos nocivos na atmosfera.

Faça a Gestão adequada dos resíduos gerados

Os lixos e os despejos dos produtos utilizados nos postos de combustíveis devem ser gerenciados por uma política eficiente de gestão de resíduos. Caso isso não seja feito de maneira adequada o empreendimento é autuado pela fiscalização. Antes do descarte, os resíduos devem ser manuseados destinados corretamente por empresas especialistas neste tipo de serviço.

Portanto, a sustentabilidade em postos de combustível é um conceito que deve ser tratado como estratégia para a permanecia do seu negócio no mercado e para a proteção do meio ambiente e da sociedade no geral. Esse conjunto de medidas que descrevemos são passos práticos para aqueles que estão dispostos a encarar os desafios desse ramo de empresa.

FONTE25 DE MARÇO DE 2020 • POSTO DE COMBUSTÍVEL Blog Minaspetro

Conheça o Minaspetro

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar