15 de julho de 2018

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Trabalhar Certo ou Trabalhar Duro?

“A preguiça caminha tão devagar, que a pobreza não tem dificuldade em alcançá-la, acorde cedo e trabalhe muito” – Confúcio
Postagem feita pelo consultor Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor prefere trabalhar mais que o necessário para obter o seu objetivo, o LUCRO. Parece que está contradizendo a frase acima do Confúcio, mas talvez a mesma deva ser completada com“trabalhe certo”.

Vejam alguns cenários curiosos que vivenciei em alguns clientes:

– um cliente meu trabalhava muito, tinha um quadro de pessoal enorme, não precisava fazer divulgação de sua atividade, sempre tinha clientes, mas não sobrava dinheiro no final do mês. Após o diagnóstico, foi percebido que o preço de venda dele era tão baixo que, além de não cobrir os custos, gerava uma enorme correria na empresa para nada. Ao ajustar o preço, o movimento caiu, o quadro de pessoal diminuiu e começou a sobrar dinheiro no final do mês.

– outro cliente meu desafiava a equipe de vendas a bater recordes de vendas e, todos os meses, frenquentavam uma churrascaria para comemorar o recorde de vendas novo, só não conseguia comemorar o recorde de lucro, talvez o de prejuízo. A equipe de vendas tinha muita autonomia para determinar o preço de venda. A partir de um determinado momento, os preços de vendas foram corrigidos, o faturamento mensal reduziu e o lucro apareceu. Outro detalhe curioso foi que a maioria dos clientes que o abandonaram, também causavam problemas com inadimplência.

– um terceiro cliente meu tinha o faturamento compatível com a sua atividade, tinha lucro e tudo transcorria na maior serenidade possível, era muito fácil trabalhar neste cenário, quando de repente, um cliente dele que representava noventa por cento do faturamento resolveu abandoná-lo. Todo o período, em que tudo transcorria muito bem, gerou certa comodidade e, passou despercebido que este cliente precisava ter um departamento comercial, como qualquer outra empresa e, o caos se instalou na empresa com a enorme queda do faturamento.

– um quarto cliente meu tinha muitas dificuldades em delegar serviços simples aos funcionários, não acreditava neles e com isto se sobrecarregava de tarefas operacionais, até se esquecia de fechar novos negócios e, consequentemente, gerar maiores resultados. Certo dia resolveu fazer uma mudança radical em seu comportamento, num primeiro instante se sentia inútil por não desenvolver atividades operacionais, mas passado algum tempo começou a perceber que o resultado da empresa havia melhorado. Este meu cliente passou a trabalhar certo.

Portanto, caro empreendedor, se algumas destas cenas se parecem com a sua realidade, repense suas tarefas para poder trabalhar certo, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
[email protected]

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