28 de maio de 2018

EPAMA

Noticias

Um novo negócio pode ser um grande problema, cuidado!

“O mundo não está nem ai para os seus problemas, então trate de resolvê-los” Ditado popular

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais pelo consultor Edson Carlos de Oliveira)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não leva à sério a “cartilha de Administração”. Administra muito mais pelo “feeling”, se orgulhando disto, do que pelos conceitos e tecnicismos, esnobando-os.

 

O cenário que descreverei agora é muito comum entre os trabalhos que me deparo em minhas consultorias (www.consultoriaplanecon.com.br). Quando somos contratados, normalmente a empresa já se encontra em avançado estado de problemas.

 

Um cliente meu compra uma nova empresa, normalmente a compra é feita por decisão embasada no “feeling” e depois começa a administrá-la. Passado alguns meses começam surgir a herança do que foi comprado, porque não se fez um sério levantamento do estado da empresa, o que chamamos de Diagnóstico Econômico e Financeiro. Vejam alguns problemas típicos que podem ocorrer em função da compra:

 

– quem compra uma empresa herda todo o passivo da mesma, então começam a vir os processos trabalhistas de funcionários da administração anterior;

 

– problemas com recolhimento dos impostos. Quem imaginou que o governo deixaria o que lhe é devido para lá? Em alguns casos, desenquadramentos do regime tributário da qual a empresa é beneficiária podem ocorrer.

 

– antigas dívidas com fornecedores que eram amigos do antigo proprietário começam a aparecer, às vezes em forma de protesto de títulos, às vezes em forma de corte no fornecimento. É comum encontrarmos acordos verbais que não são passados adiante e se tornam litígios, gerando gastos com o sistema jurídico.

 

– troca de duplicatas “frias” que foram trocadas com alguma instituição bancária e que começam a ser vencidas. Este crime de estelionato deve ser resolvido por quem comprou a empresa, nem que para isto tenha que acionar o antigo proprietário, mas a instituição financeira virá para cima do atual proprietário.

 

– agora o que de pior que vir a ocorrer, dívidas com estelionatários. Já soube de situações onde houve ameaças de morte, ameaças contra a família e tudo mais. Estelionatários não perdoam e querem receber de alguém, de preferência de quem é o atual proprietário da empresa.

 

 

Caro empreendedor, está empolgado com alguma empresa e deseja comprá-la, consulte antes um especialista em Diagnóstico Econômico Financeiro, levante todas as informações necessárias para a aquisição da mesma e faça um tranquilo e bom negócio, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

 

 

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

 

Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br

[email protected]

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar