28 de maio de 2018

EPAMA

Noticias

5 dicas imperdíveis para diminuir os custos do posto de combustível.

Em tempos de crise, o que todo mundo quer é diminuir os custos para melhorar a rentabilidade da empresa. Se você tem um posto de gasolina, saiba que existem diversas atitudes que pode tomar para melhorar o equilíbrio entre o que você ganha e o que gasta.

Conhecer todos os custos, automatizar processos e renegociar com fornecedores são algumas das dicas que você vai ver com mais detalhes neste artigo. Vamos lá?

1. Conheça todos os custos

O bom gestor empresarial deve estar por dentro de todos os custos do seu negócio. Portanto, você precisa acompanhar diariamente o fluxo de caixa do seu posto de gasolina para saber cada detalhe da movimentação financeira. Com isso, poderá adquirir uma visão geral do seu orçamento e agir preventivamente sobre custos desnecessários.

A boa notícia é que, atualmente, não é mais necessário fazer fluxo de caixa com livros e notinhas de clientes. Existem diversos tipos de aplicativos modernos e intuitivos que permitem acompanhar o fluxo de caixa do posto de gasolina pela tela do celular.

2. Faça um planejamento

Se você já está com o seu controle de custos em dia, é hora de pensar em fazer um planejamento financeiro para o seu posto de gasolina. Sabendo todos os detalhes do seu fluxo de caixa, fica mais fácil prever receitas e despesas para o ano seguinte e ter menos sustos, não é mesmo?

O bom planejamento financeiro deve ser feito com periodicidade anual e sempre levando em consideração os eventos ocorridos nos últimos 12 meses.

O que foi supérfluo e pode ser cortado? Em que área você precisa investir mais? É hora de buscar essas respostas para montar o plano. E não se esqueça de incluir uma reserva financeira para eventuais emergências.

3. Cuide do seu estoque

Com certeza, seu posto de gasolina vende, além de combustível, outros itens como óleos, lubrificantes, peças e acessórios. Alguns produtos com prazo de validade mais curto demandam atenção redobrada para não se perderem.

A gestão de estoque evita que você desperdice comprando novamente produtos que já passaram do prazo de validade. Além de economizar dinheiro, você colabora com o meio ambiente!

4. Renegocie com fornecedores

Não é só o seu posto que está sofrendo com a crise. Provavelmente seus fornecedores também têm vivido dias de aperto financeiro. Então, que tal procurá-los para renegociar preços e condições de pagamento?

No atual momento, ninguém perder clientes. E quem compra em grande quantidade pode buscar melhores condições para realizar negócios, já que os fornecedores não vão querer correr o risco de perder bons compradores.

5. Envolva os colaboradores para diminuir os custos

Os seus funcionários vivem o dia a dia do posto e, certamente, podem colaborar muito na contenção de gastos. São eles que acompanham a forma como os recursos são aplicados na prática e podem ter ideias que serão muito úteis. Você pode pedir sugestões e oferecer prêmios para aqueles que tiverem as melhores ideias para reduzir os custos e otimizar a prestação de serviços.

Gostou deste artigo? Acha que ele contribuiu para dar um pontapé inicial na economia e diminuir custos do seu posto de gasolina? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Fonte: ARXO
Matriz 47 2104-6700
Filial 81 3145-9300

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar