19 de setembro de 2018

EPAMA

Noticias

Todos nós falhamos, e daí?

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor, assim como muitas pessoas com os seus vícios, têm enormes dificuldades em reconhecer os seus erros.

Certa vez, após uma palestra ministrada por mim, fui questionado se algum cliente meu teve fracasso com o meu trabalho. Justifiquei ao espectador que sim, isto é normal, pois um conjunto de fatores pode levar uma empresa a ser fechada, assim como um obeso não pode culpar o médico ou a nutricionista pelo fracasso de seu regime.

Mas eu também tenho um fracasso para compartilhar, onde a culpa foi toda minha, tenho a humildade de reconhecer e, confesso, aprendi muito com erros cometidos por mim.

Há algum tempo me aventurei em montar uma empresa e, sem deixar a consultoria de lado, não dei a devida consultoria a esta empresa, o que a fez causar prejuízos e tomei a decisão de fechar.

Poderia acusar alguém por este fracasso, mas na realidade, o grande erro foi meu, vejam alguns dos erros que cometi e algumas lições que aprendi.

– não soube escolher a pessoa certa para tocar o empreendimento;

– não soube treinar a pessoa que escolhi para que a mesma tivesse o maior desempenho possível, aliás, falhei ao imaginar que uma pessoa despreparada, aprenderia sozinha a administrar algo que era novo para ela;

– não soube preparar a pessoa para lidar com as diferenças entre os membros da equipe, o que gerou um ambiente desmotivador;

– não soube reverter os clientes perdidos em função da qualidade dos serviços prestados;

– não soube negociar preços compatíveis com a estrutura de custos que investi;

– falhei muito no pós-vendas, delegando esta função para uma pessoa que ainda não havia preparado, principalmente por ter atitudes do tipo: “se vira”;

– falhei ai investir apenas dinheiro neste negócio e não investir conhecimento, organização, direção, controle e planejamento.

Caro empreendedor, se você viu algo semelhante em sua empresa, repense e invista dedicação ao seu negócio, saiba que os problemas não se resolverão sozinho, aliás, esta foi a principal lição que aprendi, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Fonte:
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
[email protected]

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade

Assine nossa Newsletter e receba nossas notícias GRATUITAMENTE!
Assinar