16 de abril de 2024

EPAMA

Noticias

A tendência do posto de gasolina como espaço multifuncional.

Já há algum tempo que os postos de gasolina não oferecem apenas combustíveis. Eles já se tornaram verdadeiros pontos de comércio para produtos e serviços voltados para os cuidados com os veículos automotores.

Mas os donos dos postos devem estar atentos a uma nova tendência, a de postos como espaço multifuncional.

Já pensou em transformar o seu posto em um espaço como esse? Pois continue lendo nosso post para entender essa tendência e quem sabe, implantar no seu posto de combustíveis.

Espaço de conveniência tradicional

Os postos de combustíveis já começaram a explorar o seu espaço há algum tempo, pois perceberam que o motorista, além de abastecer, precisava de produtos básicos para o veículo. Isso sem a necessidade e o trabalho de ir até uma oficina ou loja de peças.

Nesse sentido, os postos se transformaram e passaram a oferecer produtos e serviços para o veículo, como troca de óleo, borracharia e serviços de lavagem. Além disso, sabem que é fundamental ter uma loja de conveniência para os motoristas tomarem um café enquanto seus carros recebem os cuidados necessários.

Tudo isso aumenta o faturamento dos postos de combustíveis e serve como fator de diferenciação em relação a outros postos e, com isso, atrai mais clientes.

Mas já há uma tendência que vai além de oferecer apenas serviços voltados para os veículos.

Tendência de inovação do espaço de conveniência

A tendência que está apenas começando no Brasil, mas que tem ganhado cada vez mais força, é a de transformar os postos de combustíveis em espaço multifuncional.

Isso significa que os postos, além de oferecerem abastecimento e produtos e serviços automotivos, também dispõem de uma variedade de lojas. Entre elas as lavanderias, de conserto de roupas e sapatos, food service, drogarias, locadoras de dvd e de aluguel de carros são as que mais têm procurado por este espaço.

Isso faz parte de um movimento chamado one stop shopping, em que se alia conveniência e economia de tempo, na medida em que em um único lugar o cliente encontra tudo o que necessita.

E já são muitas as franquias que têm expandido suas lojas para os postos de combustíveis e têm tido bons resultados financeiros.

Nessa tendência, portanto, o proprietário do posto loca o espaço das lojas para essas franquias. Diferentemente do movimento anterior, em que o próprio dono do posto explora os serviços e venda de produtos automotivos.

Há uma estimativa de que o preço da locação chegue a R$120,00 por m², além do pagamento de uma taxa de condomínio. O que representa um significativo aumento no faturamento do posto.

Outra vantagem é a possibilidade de promoções conjuntas, como “abasteça o carro e ganhe um lanche”. De modo que o posto e as lojas atraiam clientes reciprocamente.

Posto de combustíveis como espaço multifuncional

Mas você pode estar se perguntando por que em um posto de gasolina.

Em geral, os postos de combustíveis estão instalados em pontos estratégicos da cidade e, por sua vez, dos seus bairros e costumam dispor de um espaço amplo. Espaço e boa localização são tudo o que alguns investidores e franqueados precisam para explorar seus negócios.

Nesse contexto, a concentração de comércio com diversas finalidades em um único ponto oferece comodidade, conforto e segurança aos clientes, que passam a dar preferência para estes locais.

A ideia é concentrar o maior número possível de atividades e afazeres em um mesmo lugar e o posto de combustíveis é ideal para isso, pois, como falamos, tem espaço e boa localização.

Além disso, o posto já é uma parada obrigatória para parte significativa da população, a que se locomove com seu próprio veículo. Assim, nada mais natural do que aproveitar esse momento para fazer as compras necessárias.

Dessa forma, se seu posto de gasolina ainda não se tornou um espaço multifuncional, vale a pena fazer uma pesquisa de viabilidade para se tornar um. Não há dúvida de que um posto com este espaço, além de atrair mais clientes, tem um aumento no faturamento com a diversificação da exploração do local.

Fonte : Blog da ARXO

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade