28 de março de 2024

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Adote 3 estratégias de marketing e leve seu posto ao topo!

Táticas promocionais para postos de combustíveis são excepcionalmente relevantes. Mas há algumas dicas e estratégias que proporcionarão um excelente retorno para os esforços de divulgação do seu negócio.

 O Brasil tem o quarto maior mercado de postos de combustíveis do mundo, são mais de 42 mil postos com uma grande dispersão geográfica, uma logística complexa e muitos locais de difícil acesso. Nossa frota já ultrapassa os 44 milhões de veículos e sob o forte apelo de reduzir a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis e diminuir a emissão de gases com efeito estufa, foram introduzidos novos combustíveis, os biocombustíveis (etanol hidratado, etanol anidro e biodiesel).

Em um mercado com essa dimensão, é importante rever estratégias do seu negócio para se manter competitivo.

Não importa em que parte do país você esteja, você encontrará muitos postos de gasolina com o principal objetivo de somente vender combustíveis para atender os motoristas. Portanto, certifique-se de incorporar as seguintes estratégias de marketing em seu plano de negócios do posto. Isso irá aumentar a clientela e consequentemente, sua receita.

 Crie seu próprio programa de fidelidade

 Uma das muitas estratégias que um empresário deve se concentrar é manter a lealdade do cliente. Que melhor maneira de fazer isso do que criar um programa que recompense os clientes por colocá-lo em contato com você? O programa não precisa oferecer itens caros. Se possuir serviço de Troca de Óleo e/ou Lavagem de Veículos, poderá oferecer uma troca de óleo gratuita ou lavagem e/ou polimento de veículo. Para atrair mais clientes para a loja de conveniência, ofereça um combo com bebida + salgado, chocolates, kits churrasco ou outros itens com boa aceitação, para garantir que seus clientes continuem voltando para seu posto de gasolina.

Pode oferecer vales combustível ou um pacote de itens essenciais para cuidados de automóveis.

Lembre-se de oferecer mais de uma opção de brindes, pois um kit para cuidados do veículo pode não interessar à clientela feminina.

O que é ótimo nesses programas é que os clientes que participam e ganham podem contar a seus amigos sobre as vantagens do seu programa de fidelidade, oferecendo a você mais clientes em potencial.

Neste e-book poderá conhecer mais detalhes sobre como implementar um Programa de Fidelidade Vencedor. Lembre-se: Quando um programa de fidelidade é bem implementado, as vantagens são inúmeras: incentivo ao consumidor a continuar comprando, aumento das vendas, maior visibilidade,… Enfim, oferecer experiências ao consumidor para sentir-se importante!

Ainda que de início pareça trabalhoso, um programa de fidelidade é uma ação muito importante para que o posto possa se manter em um nível de competitividade apropriado e consiga estar na frente de um mercado com tanta concorrência.

 Adicione mais comodidades ao seu posto de gasolina

 Em um mercado tão competitivo, buscar se diferenciar é uma estratégia que ajuda a não ser visto como só mais um. É preciso mostrar aos clientes uma razão (ou várias) para que eles optem pelos seus produtos e serviços.

Você já precisou usar um banheiro de posto de combustível, seja na cidade ou na estrada e o encontrou sem condições de uso? Banheiros limpos também são uma vantagem, ainda mais se você possui uma loja de conveniência no posto. Mas não pare por aí… você pode criar um espaço externo com alguns bancos, um gazebo e plantas. Além de atrair a atenção dos motoristas, é um ótimo local, convidativo para relaxar após uma viagem ou simplesmente mais uma opção de local para fazer um lanche na sua conveniência, disponibilizando sempre alimentos de ótima qualidade. Então, ofereça o que outros postos próximos não estão oferecendo aos clientes.

Muitas vezes esses pensamentos relativos à apresentação física do posto não se dão de forma totalmente direta e consciente, o que pode levar o cliente a generalizar o serviço dado pela empresa. Assim, ainda que o atendimento seja impecável e os produtos sejam de qualidade, pecar na imagem do espaço pode comprometer o resultado final do que você oferece ao cliente.

Este material oferecerá outras perspectivas de como você poderá diferenciar seu posto dos concorrentes. Baixe aqui!

 Estabelecer parcerias com outras empresas

 Uma das tendências atualmente em desenvolvimento são os postos de gasolina que se ligam a outros estabelecimentos para oferecer descontos para usar em outros estabelecimentos, a partir do consumo de seus respectivos produtos e serviços. Poderá oferecer sanduíches de algum fast-food perto do seu posto de gasolina, caso sua conveniência não comercialize estes produtos. Ofereça também para as crianças ingressos para cinemas e serviços de salão de beleza para suas clientes. Crie uma parceria com estas empresas e eles poderão divulgar também seu negócio, aumentando a visibilidade e tornando seu posto mais conhecido na região.

Ao trabalhar com outras empresas parceiras, você maximiza seu negócio. Já imaginou fazer parceria com outras empresas que se interessam também pelo seu principal produto? Sim o combustível! Uma empresa de táxi, autoescolas, Uber, moto táxi, transportadoras e outras. Estabelecer parcerias empresariais é uma tendência de mercado e uma grande chance para que as empresas possam abraçar desafios maiores, sem a necessidade de grandes investimentos e sempre com o foco no crescimento e o fortalecimento da 

 conexão com o cliente.

FONTE:

Publicado em: 08/05/2019

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