27 de julho de 2024

EPAMA

Noticias

Aprenda a evitar faltas e atrasos de funcionários do posto

Donos de estabelecimentos e chefes em geral devem discutir as causas e implantarem uma gestão focada na solução de problemas como esses. Em um posto de combustível que realiza atendimento direto ao público, esses dilemas podem influenciar, inclusive, o serviço prestado ao cliente.

Confira algumas ações que previnem e minimizam faltas e atrasos:

Implante uma gestão positiva

Uma das maiores causas das ausências e dos atrasos dos colaboradores são a desmotivação e a falta de entendimento entre empregadores e empregados ou entre líderes e liderados. Uma gestão positiva e transparente contribui para a motivação e uma relação sadia.

É essencial o gestor ter conhecimentos técnicos e administrativos, mas é tão importante quanto mostrar coerência entre o que se diz e o que se pratica, ser imparcial, justo, entusiasta e emocionalmente equilibrado.

Dê e receba feedbacks para evitar atrasos de funcionários

A ação faz parte de uma gestão mais transparente e positiva.

Dê feedbacks estruturados baseados em fatos concretos (não em boatos ou juízos de valor), o que vai bem e pontos a melhorar (seja no comportamento ou na parte técnica e operacional). Ajuste o que for possível, pois isso auxiliará a resolver problemas de insatisfação e falta de motivação. É importante que a cada sessão sejam levados em consideração os pontos em que o empregado evoluiu e o que ainda pode ser aperfeiçoado.

Esteja preparado também para receber feedbacks. Ouça com disposição para mudar as suas fraquezas (e como). Mas essa abertura precisa ser genuína, pois pode ter efeito contrário caso você não dê o exemplo em sua evolução.

Mantenha um bom clima de trabalho

O seu posto de combustível precisa ser um bom lugar para estar. As pessoas, muitas vezes, passam mais tempo em seus locais de trabalho do que em suas próprias casas, por isso, manter um clima agradável contribui para que os empregados se sintam mais motivados e isso se reflita no atendimento aos clientes.

Incentive o bom humor, o trabalho em equipe e a colaboração, demonstrando a importância de cada um para o alcance dos objetivos e do sucesso do negócio como um todo. Resolva os conflitos com diálogo e evite qualquer atitude que demonstre preconceito, discriminação, assédio etc.

Incentive a comunicação

O funcionário pode estar lidando com algum problema pessoal grave, como doença de um ente querido, filho ou algum outro parente que tenha dependência de drogas ou álcool, separação etc. Com muita conversa franca e olho no olho você poderá transformar um “funcionário problema” em um dos seus colaboradores mais leais e engajados.

Construa uma relação de confiança por meio de uma comunicação interna eficiente. Comunique os resultados mensais do posto, quais são as metas para o próximo período e o que espera de cada um para o alcance delas. Além disso, compartilhe informações relevantes sobre o mercado e a concorrência.

Utilize o mural de avisos e reuniões periódicas para manter a comunicação em dia.

Valorize seus funcionários

Os colaboradores costumam ser guiados por reconhecimento e desenvolvimento profissional. Elogie sinceramente em público, ofereça oportunidades de crescimento para os empregados com bom desempenho e premie seus melhores colaboradores — nem sempre precisa ser com dinheiro, também vale uma folga ou um prêmio simbólico.

Iniciativas que envolvam recompensas podem contribuir para aumentar o comprometimento e a motivação dos colaboradores.

Enfim, adotar uma nova postura e corrigir desvios são práticas que auxiliam na redução de faltas sem justificativa e constantes atrasos de funcionários. Mudar a cultura de seu posto de combustível, além de melhorar a saúde financeira do estabelecimento, aumentar a motivação dos funcionários, pode refletir na conquista de mais clientes e na fidelização deles.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba, periodicamente, outros conteúdos sobre soluções com qualidade e segurança para o seu negócio.

Fonte:

 

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade