28 de setembro de 2021

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Aumentar os lucros sem ficar refém do combustível

Posto de Combustível: entenda como aumentar os lucros sem ficar refém do combustível

Além da venda de combustíveis, os postos também conseguem aumentar muito sua renda através da venda de produtos, oferecendo outros serviços e gerando economia à longo prazo.

Uma das perguntas mais frequentes dos donos de posto é: Como consigo aumentar as vendas do meu negócio?

Duas boas opções de diversificação do negócio para o aumento das vendas estão em outros serviços ao clientes, como na instalação de uma borracharia e troca de óleo. Afinal, eles exigem baixo investimento e dão um bom retorno para quem souber gerenciar os serviços com qualidade e eficiência.

1. Uma boa estrutura

Ela é essencial para atrair os clientes e também melhorar a produtividade da equipe. Lembre-se de ter em mente o espaço necessário para isso. Então, quanto maior o posto, mais chances de conciliar esses serviços no mesmo local.

Mas mesmo que o seu negócio não seja assim tão grande, é possível reorganizar os espaços. Afinal, o cliente que chega para abastecer também pode usufruir dos demais serviços.

No projeto, avalie os seguintes quesitos:
• Onde os carros vão ficar enquanto estiverem sendo arrumados?
• Qual o espaço ideal para o elevador e circulação segura dos funcionários?
• Onde os pneus (usados e novos) deverão ficar estocados?
• Onde guardar as ferramentas?
• Qual o local onde os clientes vão esperar a conclusão dos serviços?

2. Fique atento à legislação

Um bom plano de gestão ambiental assegura que o posto está seguindo as licenças exigidas. Assim como tem alvará para os serviços.

As exigências legais variam de cidade para cidade. Então, procure saber quais questões deverão ser atendidas em seu município.

Outro ponto para estar atento é a questão da logística reversa (é quando o produto usado volta ao fabricante, que é responsável pelo tratamento final), da qual pneus e lubrificantes fazem parte.

Nesse processo é importante exigir também dos fornecedores o cumprimento de sua parcela de responsabilidade no processo.

3. Parceria com as marcas

E como seria ter a borracharia e o espaço de troca de óleo patrocinados? Alguns fornecedores costumam patrocinar e até financiam as instalações dos espaços para as atividades de lubrificação. Mas nesse caso, o posto fica atrelado exclusivamente a essa marca.

Da mesma forma, pesquise os fabricantes de pneus e veja o que eles podem oferecer de diferencial para o seu negócio. Uma loja para a compra de pneus também é um bom complemento.

4. Treine seu pessoal

Esse é um ponto essencial para aumentar as vendas no seu posto. Portanto, vale para a equipe de pista, loja de conveniência e também para o serviço de lubrificação e borracharia.

Se possível, o ideal é que esses funcionários sejam exclusivos para o serviço de lubrificação e borracharia. Assim, você evita a perda de foco e desvio de função.

O pessoal de pista também deve ficar atento para oferecer sempre os serviços adicionais ao abastecimento. Por exemplo, a troca de óleo e a borracharia.

Lembrando que promoções e descontos também podem ajudar nas vendas. Por fim, eles devem ser oferecidos pela equipe aos clientes.

5. Economia de energia

Em alguns países, painéis de energia solar estão sendo instalados nas coberturas dos postos para supri-los com energia elétrica limpa e renovável. Como consequência reduz a conta de energia elétrica em até 95%.

A utilização de energia solar no posto é um investimento que se paga rápido. Pelas características e dimensões físicas da maior parte desses empreendimentos, é possível produzir bastante energia solar e exceder significativamente as necessidades do próprio posto.

Além da redução de conta, outras são as vantagens deste sistema de geração de energia, a saber:

– Ser reconhecido como um posto eco sustentável, pois diminui as emissões de CO2 na natureza;

– Ter um ativo que vale mais em uma futura negociação por ser auto-suficiente em energia elétrica;

– Possibilidade de aumentar serviços no seu posto, em virtude dos créditos extras gerados pelo sistema junto à concessionária.

– E finalmente pensar que no futuro próximo, o posto está preparado para as bombas de energia para carros elétricos, tendência mundial que já está chegando ao Brasil.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

Fonte: webposto.com.br

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