25 de maio de 2024

EPAMA

Noticias

Como melhorar o atendimento ao cliente nos postos de combustíveis?

​​Por: WebPosto

Uma cena comum em postos de combustíveis é ver clientes chegando com pressa! Dentre os principais atrativos para ele ter escolhido o seu negócio estão preço, localização e a comunicação visual, por exemplo. Seja qual for o motivo, o importante é estar atento a este ponto: o atendimento! É ele quem vai te ajudar a fidelizar o cliente e trazer outros tantos para o seu negócio.

Bora entender como fazer dele um diferencial no seu post? Então confira as cinco dicas que separamos para você e boa leitura.

5 dicas para um bom atendimento nos postos

Capacitação

A capacitação dos colaboradores, deve ser um investimento constante.

Após a efetivação, o colaborador precisa passar por um treinamento detalhado do sistema utilizado pelo posto e, principalmente, de como tratar o cliente. A padronização no atendimento é fundamental.

Vale lembrar que a cordialidade deve ser o principal ponto do atendimento ao cliente. Portanto, cumprimentos como bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo, devem ser obrigatórios. Além disso, é preciso que sua equipe esteja atenta ao pedido do cliente. Afinal de contas, ninguém quer repetir a mesma coisa diversas vezes.

A oferta de treinamentos e capacitações constantes também é um fator crítico para agilizar e profissionalizar os serviços prestados, ainda mais em um setor tão técnico como é o setor de combustíveis.

Busque sempre capacitação para sua equipe, isso mostra também o quanto você está preocupado com o crescimento profissional deles.

Agilidade

A equipe deve lembrar sempre que o cliente gosta e quer agilidade no atendimento. Então, nada de papo furado ou de deixar o cliente esperando.

Neste quesito devemos lembrar que o trabalho é feito em equipe. Portanto, se um frentista está livre, deve colaborar com o outro para agilizar o atendimento e fazer a fila andar.

O frentista pode, por exemplo, chegar até o outro carro que está na fila e pedir educadamente ao motorista que chegue até a outra bomba que já está livre.

Empatia

Imagine-se no lugar do cliente, isso é empatia. De forma simples é estar à disposição para solucionar o problema dele. Por exemplo, ao abastecer perguntar se quer que cheque a água do limpador de para-brisas. Além da solução de suas necessidades, ele quer atenção e respeito.

Importante destacar que quando o cliente fala, principalmente bem do seu posto, ele divulga para outras pessoas e torna-se fiel. Quer melhor propaganda? Impossível.

Diferenciais

Quanto mais serviços disponíveis o cliente encontrar, maiores as chances de fidelização. O frentista pode oferecer outros serviços e produtos: troca de óleo, limpeza do para-brisas, calibragem dos pneus e serviços de lava-jato. Além disso, até mesmo, em dias a serem avaliados, um brinde do posto.

Lembre-se! Tenha à disposição do cliente todas as formas de pagamento: débito, crédito, dinheiro, pré-pago, carteiras digitais, PIX, entre outro. Fique sempre atento às novidades do mercado.

SAIBA MAIS:

Carteiras digitais: quais as vantagens para o posto de combustível

Vantagens de oferecer diferentes formas de pagamento no posto de combustível

Como um sistema de gestão vai otimizar a pista do seu posto

Avaliação

Implante as mudanças e periodicamente, a cada dois ou três meses, avalie os resultados. Ouça sua equipe, faça pesquisa com seus clientes – no máximo 3 perguntas de múltipla escolha e que podem ser enviadas por WhatsApp para os cadastrados. Você pode também convidar amigos e até familiares. Neste momento, o mais importante é a sinceridade.

Com os resultados, avalie o que já está dando certo e o que pode melhorar. E fique aberto as dicas que recebeu, mesmo as críticas são bem-vindas quando o assunto é aperfeiçoar os negócios e ter melhores resultados.

Ferramenta de gestão como aliada

Outra forma de mensurar resultados e tomar decisões mais assertivas no seu negócio é contar com um sistema de gestão.

Com a ferramenta correta você consegue, por exemplo, ver os dias de maior movimento ou não na sua pista, produtos com grande rotatividade e muito mais. Assim fica muito mais fácil pensar em ações que chamem atenção da clientela.

No webPosto você conta com uma exclusiva ferramenta de monitoramento, onde é possível criar os índices que quer ficar de olho para facilitar na sua tomada de decisões. Tudo isso em uma interface totalmente personalizável e de fácil assimilação.

Quando o assunto é a pista, é preciso de uma atenção extra! Afinal, um atendimento rápido faz toda a diferença. O webPosto conta com a POS mais completa e moderna do mercado, onde o seu frentista consegue fazer todo o processo de vendas em um único aparelho. Integrada as principais carteiras digitais do mercado e ao PIX, o aparelho garante um atendimento rápido aos clientes do seu negócio. Quer saber mais? Então agende uma demonstração sem compromisso com nosso time de especialistas.

FONTE:Minaspetro Por: WebPosto

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade