15 de junho de 2021

EPAMA

Noticias

Conheça as ações ideais a se tomar diante do momento atual da pandemia

Após um ano do início da pandemia, os números de casos por coronavírus no país voltaram a crescer vertiginosamente. Por conta desse aumento, é necessário que os setores que precisam se manter funcionando, tomem medidas para tornar seguro o trabalho de seus colaboradores.

Portanto é preciso ficar de olho em ações para manter seu negócio lucrativo e minimizar o risco do seu time, tornando o seu ambiente de trabalho seguro. Afinal, o contato com os clientes na hora do atendimento é grande, já que ele é feito de forma direta.

Fique atento às resoluções da ANP

Para evitar pânico desnecessário, a melhor recomendação é ouvir as autoridades no assunto. Então, o seu posto deve ficar sempre atento às recomendações da ANP em relação ao coronavírus.

Durante o início da pandemia em 2020, a ANP divulgou uma resolução no Diário Oficial da União sobre os procedimentos que devem ser adotados neste período. Entre as mais importantes, o funcionamento desse tipo de estabelecimento entre às 7h da manhã até 19h da noite, de segunda-feira a sábado. Portanto, qualquer horário menor do que este, deve ser autorizado pela ANP.

De acordo com órgão, as medidas são válidas enquanto durarem as medidas temporárias de enfretamento da doença estabelecidas por estados e municípios. Por isso, fique atento aos decretos da sua região.

Os cuidados necessários na pista
Como a pista é um ambiente em que existe um contato direto com o público, a orientação é que os frentistas limitem o contato com os clientes.

São medidas que devem ser adotadas por sua equipe e clientes que passam por seu estabelecimento.

Veja abaixo algumas dicas de como otimizar a higiene de seu time:

1. Mantenha distância e os braços para trás na hora de abordar o cliente no veículo. Caso seja necessário pegar a chave do carro, deve ser evitado colocar as mãos na boca, olhos e nariz antes de higieniza-las novamente. Isso vale também na hora de manipular dinheiro ou cartão.

2. Disponibilize próximo ao setor de atendimento papel toalha e álcool 70% para higienização.

3. O certo é que o colaborador lave as mãos após cada atendimento. Logo, se houver a necessidade de um atendimento seguinte imediato, use o álcool 70% para uma higienização mais rápida. Após isso, na primeira pausa, lave as mãos com água e sabão.

4. Os equipamentos de proteção são obrigatórios! Portanto, eles devem usar a máscara o tempo inteiro.

5. A máquina de cartão também deve ser higienizada após cada pagamento, usando o álcool gel 70%. Os equipamentos do posto, como o bico de abastecimento e a bomba, também são higienizados a cada atendimento.

Uma boa dica aqui é passar nas máquinas plástico filme. Todavia, de tempos e tempos durante o dia, ele deve ser trocado. E claro, as medidas de higienização a cada atendimento devem permanecer.

Placas informativas

Outro ponto que pode ajudar muito na segurança da sua equipe é fixar avisos próximos as bombas de segurança para os seus clientes. Bem como informando que o uso de máscara é obrigatório, mesmo dentro do carro.

Outra boa ideia é incentivar o pagamento por cartão ou aplicativos. Quem sabe até não criar algum tipo de promoção para incentivar a prática? Quanto menos contato a sua equipe tiver com os clientes, melhor!

Priorize a limpeza das áreas comuns

O gerente do posto deve ficar mais atento a limpeza das áreas comuns, especialmente aquelas em que existe uma movimentação de pessoas. Alguns bons exemplos são:

• Banheiros;
• Maçanetas;
• Corrimãos;
• Puxadores de portas;
• Mesas;
• Cadeiras.

Limpe os banheiros com uma regularidade maior do que a normal, também com água, sabão e álcool. Monte rotinas de limpeza, a cada hora, por exemplo. Atitudes como esta mantém  a limpeza adequada do ambiente.

Caso seu posto conte com áreas de conveniência, não se esqueça de disponibilizar álcool 70% para seus clientes em locais comuns. Contudo, também é importante criar espaçamento necessário entre cadeiras, caso conte com mesas na sua loja.

Outro ponto de destaque é que a loja precisa permanecer arejada. Por fim, incentive também o pagamento por aplicativos e cartão.

Os cuidados com a área administrativa

Já em relação à área administrativa, os mesmos cuidados acima também se aplicam. Além disso, oriente o seu time a manter o distanciamento, lavar sempre as mãos e manter o ambiente higienizado.

Contudo, a maior recomendação dos órgãos de saúde se aplica neste caso: ficar em casa. Limite o espaço administrativo apenas a quem é essencial. O ideal é que todos os outros trabalhem em regime de home office.

É incentivado também o uso de ventilação natural. Portanto, caso sua área administrativa conte com ar condicionado, a preferência é manter as janelas abertas. O ar condicionado neste momento se tornou um grande vilão na proliferação do vírus.

Forneça equipamentos de proteção individual
Os postos de gasolina também devem oferecer para seus colaboradores os Equipamentos de Proteção Individual necessários, como máscaras e luvas.

Todavia, é preciso orientar aos mesmos que não compartilhem itens pessoais, como talheres, pratos e copos. Caso exista uma copa ou refeitório, cada colaborador deve ter seus itens separados. Além disso, é necessário criar também neste ambiente distanciamento entre as cadeiras e mesas.

Oriente o seu time a sempre que utilizar um local, após as refeições, fazer a devida limpeza com álcool.

Não use o etanol para higienização

Ainda no início da pandemia, circulavam informações que afirmavam que o etanol combustível poderia ser usado em receitas caseiras de álcool em gel 70%. Contudo, o etanol não é eficiente contra o coronavírus e pode até ser tóxico.

O álcool em gel correto é um produto industrializado, regulamentado pela ANVISA e produzido especialmente para ser aplicado na pele humana. Portanto, como o etanol tem um uso completamente diferente, não oferece a mesma segurança e eficácia.

Economia e sustentabilidade

Na maioria dos Postos de combustíveis se tornou normal que a conta de energia elétrica seja um dos principais custos mensais do negócio e que a cada ano aumenta mais. Principalmente no momento atual em que vivemos, estes aumentos se tornam problemas financeiros para muitas empresas.

Mas a boa notícia é que, com a instalação do sistema fotovoltaico é possível reduzir a conta em até 95%. Consequentemente acarreta em um corte em seus gastos, possibilitando o aumento dos lucros e investimentos em outras áreas do Posto.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Criado: 05 Abril 2021 | Atualizado: 05 Abril 2021

 Categoria: Posto de Combustível

Fonte: webposto.com.br

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade