7 de outubro de 2024

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Dicas infalíveis para administrar um posto de combustíveis com eficiência: 

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Dicas infalíveis para administrar um posto de combustíveis com eficiência:

Devido à alta competitividade do setor, saber como administrar um posto de combustível é crucial para garantir o sucesso do negócio. Isso porque os serviços de tal tipo de estabelecimento não podem ser finalizados no momento em que a bomba de álcool/gasolina desarma.

Muito pelo contrário: é necessário definir estratégias tanto para gerenciar os assuntos administrativos, financeiros e operacionais quanto para atrair e reter o máximo de clientes possível. Nesse sentido, se o gestor alcançar bons resultados em sua função, o estabelecimento fará mais do que oferecer diferenciais interessantes, com a possibilidade de realizar investimentos em outras áreas.

Afinal, o mercado está em constante transformação para atender às novas demandas, sendo que os postos de combustíveis também fazem parte dessa realidade. Pensando nisso, elaboramos o conteúdo a seguir. Continue a leitura e aprenda como administrar um posto de combustível com eficiência!

Cuide da estrutura do seu posto

Nossa primeira recomendação é: cuide bem do seu posto. Garantir um ambiente agradável e seguro é indispensável para que o consumidor “se sinta em casa” desde a primeira vez e retorne futuramente.

Portanto, invista na estrutura do lugar, como na qualidade da pista de abastecimento e da estação de troca de óleo, dos equipamentos e dos maquinários de lavagem dos veículos. Além disso, não se esqueça da organização da loja de conveniência e da frequência das faxinas. Um estabelecimento agradável, limpo e arrumado ajuda a chamar a atenção do público.

Quem está viajando em família, por exemplo, geralmente escolhe parar em um local com loja e banheiros higienizados. Sem contar que muita gente associa o visual do posto à qualidade do combustível, relacionando negligência com um produto de procedência duvidosa ou mesmo adulterado.

Treine sua equipe

atendimento é um item importantíssimo para a fidelização da clientela. Já no primeiro contato, é necessário mostrar que há atendentes atenciosos e dedicados. Para conseguir esse resultado, treine seu pessoal com capacitações recorrentes.

Considere a rotatividade de funcionários para evitar conflitos e desentendimentos desnecessários com o público. É fundamental que toda a equipe saiba abordar os consumidores e tenha conhecimento prévio sobre a execução correta dos serviços.

Além de defender a marca e ter na ponta da língua tudo aquilo que o posto oferece (como descontos e promoções), o time deve estar apto para:

  • contornar as adversidades;
  • dominar as regras do programa de fidelidade;
  • saber lidar quando o cartão do cliente não passar durante o pagamento.

Realize o controle fiscal e contábil

Todo estabelecimento comercial deve estar em dia com as obrigações fiscais e cumprir a legislação, especialmente quanto aos prazos de entrega dos documentos e recolhimento dos impostos. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo, é um tributo estadual que tem relação com o preço final dos combustíveis, sofrendo alterações de um estado para outro.

Os valores cobrados podem variar, pois dependem da localização do posto. Para que não aconteça nenhum erro de cálculo, a emissão das notas fiscais precisa ocorrer da forma correta. Dessa forma, é essencial entender o cenário tributário brasileiro e ficar por dentro das frequentes atualizações da legislação.

Logo, para obter sucesso e fugir de dores de cabeça, é importante contar com o auxílio de profissionais da área contábil. Afinal, faz parte desse segmento sugerir o regime tributário mais compatível com o posto, bem como avaliar os custos de forma constante e tomar as devidas providências para reduzi-los.

Seguindo nossas dicas de como administrar um posto de combustível, você certamente fará um bom trabalho para melhorar as atividades do seu estabelecimento. Se quiser garantir uma boa eficiência a longo prazo, é preciso unir a gestão de todos os departamentos, ou seja, integrar as rotinas do posto e da loja de conveniência de modo a otimizar o gerenciamento das informações.

Isso é perfeitamente possível adquirindo um software ERP. Com ele, você vai controlar tudo em um único lugar: estoque, compras, vendas e equipes. Considere tal tipo de investimento para tornar seu estabelecimento mais competitivo.

  Fonte: Blog Minaspetro 

21 DE OUTUBRO DE 2019 • ATENDIMENTO 

E então, gostou do conteúdo? Aproveite o gancho do tema para descobrir quais são os desafios da gestão dos postos de combustíveis.

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