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Entenda como aumentar o ticket médio do seu posto de combustível
Quando falamos em ticket médio estamos falando de uma métrica muito importante para calcular as vendas no negócio. Para saber qual o ticket médio do seu posto, basta pegar o total das vendas e dividir pelo número de clientes que compraram num determinado período. Quer um exemplo? Digamos que você quer calcular o ticket médio no período de um mês. Nesse meio tempo, o posto obteve R$20.000,00 em vendas realizadas por 100 clientes. Você então divide 20.000 por 100, tendo como resultado 200. Isso significa que a média de compra de cada cliente nesse mês foi de R$200,00. Pronto, agora você sabe qual o seu ticket médio.
Qual a importância para as vendas?
Se você tem a média de faturamento no seu negócio, fica mais fácil saber o quanto precisa aumentar para ter cada vez mais lucratividade. Assim você também sabe quais os clientes mais e menos assíduos, portanto, saberá qual a fatia que ainda não está fidelizada podendo então criar estratégias promocionais para atraí-los, aumentando assim o ticket médio, além de também oferecer vantagens direcionadas aos clientes já fidelizados. E quais estratégias você pode oferecer? Temos algumas sugestões:
1. Comece o processo de atração
Quer atrair clientes? Que tal apresentar um programa de fidelização que ofereça descontos e vantagens toda vez que ele abastecer? Esse é um ótimo método de tornar assíduos aqueles clientes que aparecem de vez em quando.
2. Continue o processo de atração
Ofereça promoções exclusivas e personalizadas aos clientes assíduos. Como fica mais fácil saber como é o seu comportamento de compra, vale oferecer produtos e serviços que eles costumam consumir pela metade do preço ou até como brinde.
3. Estimule a compra
Com o ticket médio você também fica por dentro de quais produtos possuem saída ou não. Crie ações promocionais que incentivem o seu uso, deixem mais à vista das pessoas ou ofereçam como bônus após uma compra.
4. Motive sua equipe
Você sabia que também pode calcular o ticket médio por vendedor e ver como anda o desempenho de cada um da sua equipe? Desse jeito você consegue contemplar os mais proativos além de estimularem a vender mais através de comissão ou premiações.
5. Converse com o cliente
Entre em contato com os clientes e crie um diálogo com cada um deles. Procure saber o que ele necessita e personalize o próximo atendimento oferecendo exatamente aquilo que ele quer.
6. Monitore sempre
O cálculo do ticket médio tem que ser uma constante. Ao verificar rotineiramente, você vai saber se de fato ele está aumentando e se suas estratégias estão surtindo efeito. Além disso, ainda facilita na escolha de serviços e produtos a serem adotados ou descartados. O ticket médio ajuda a ter uma noção global das necessidades do seu posto e também dos clientes.
Percebeu como é importante calcular o ticket médio? Uma simples informação que ajuda no crescimento das vendas, na retenção de clientes e que transforma a gestão do seu posto.
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Criado: 02 Junho 2020 | Atualizado: 02 Junho 2020
Fonte: meuposto.app