25 de maio de 2024

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Fidelização de clientes:

Como fazer isso nos postos de combustíveis?

Por: Webposto

Um cliente fiel é um cliente que volta muitas vezes ao seu posto de combustível, compra mais e ainda indica os seus serviços para outras pessoas. É evidente que a fidelização de clientes precisa estar integrada a qualquer estratégia de gestão nos postos de combustíveis.

Existem muitas maneiras de trabalhá-la. Independente do seu tamanho, é a criatividade e a eficiência das suas medidas que será determinante para posicionar os seus serviços. Parece uma tarefa complexa, mas nós vamos te ajudar.

É claro que o preço é um fator que pesa na preferência do consumidor por um posto, mas não pense que ele baseia sua escolha simplesmente no local mais barato. É por isso que estratégias de fidelização são o diferencial para atrair cada vez mais consumidores para a pista.

Quer saber como fazer dessa estratégia um sucesso no seu posto? Então continue a leitura.

Fidelizando o cliente no seu posto

O primeiro passo para que a sua estratégia seja assertiva é conseguir acompanhar o comportamento de consumo de seus clientes. É imprescindível conhecer os seus hábitos e também o seu ticket médio. Assim, fica muito mais fácil criar estratégias assertivas para fidelizar clientes e saber onde você está acertando ou errando.

Este tipo de controle interno te permite mais opções de abordagem. Brindes, sorteios e promoções em dias específicos podem ser uma forma simples de estimular esse cadastramento.

Não é exagero dizer que a qualidade do atendimento é preponderante para a fidelização de um cliente. O primeiro contato do seu consumidor é com o frentista. E para que ele não seja o único, é preciso que este profissional seja treinado para atendê-lo de forma cordial, atenciosa e ágil. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando tanto tempo na pista ou no caixa de uma loja de conveniência.

Portanto, invista sempre na capacitação do seu time! De tempos em tempos, contrate profissionais da área para dar dicas de como encantar quem passa pelo seu estabelecimento. Palestras, cursos, workshops e outros tipos de treinamentos mostram o quanto a sua empresa se preocupa em manter todos atualizados.

E claro, para ter um time motivado, é preciso engajá-lo! O reconhecimento do trabalho vai muito além do salário, por isso, crie um programa de incentivo e benefícios. Isso vai ajudar o seu time a sempre correr atrás das metas propostas e caprichar no atendimento com o público.

Mix de serviços

Além dos cuidados com o atendimento, também é importante que este profissional ofereça outros serviços. A propósito, esse mix de serviços é fundamental para o sucesso do seu posto. Limpeza de para-brisa e checagem de óleo já estão “batidos”, mas calibragem de pneus e lava-rápido são serviços diferenciados que podem fidelizar o seu cliente.

Na loja de conveniência, que tal adaptar o espaço para transmitir partidas de futebol ou um espaço para shows ao vivo? Eles são um ótimo chamariz para reunir grupos para fazer um lanche ou tomar uma cervejinha.

Além disso, não se esqueça de fazer promoções em dias específicos da semana, principalmente os de menor movimento no seu posto. Esta é uma ótima maneira de movimentar este dia e aumentar o seu faturamento. Happy Hour é sempre uma excelente forma de aumentar a rotatividade da sua loja e, por consequência, do seu posto.

Formas de pagamento

Outro fator que faz a diferença na fidelização de clientes é a flexibilidade de pagamentos. Imagina o cliente chegando no seu posto e constatar que a bandeira do seu cartão não é aceita? Portanto, certifique-se de que você aceita o maior número de bandeiras possíveis sem cobrar taxas adicionais. A propósito, adote o sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) para que o seu posto receba o dinheiro com agilidade e que o cliente não precise sair do carro para efetuar o pagamento.

Outra super dica é apostar em carteiras digitais. Hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum a utilização de contas digitais, principalmente depois da popularização dos smartphones. Para o posto de combustível e loja de conveniência essas transações realizadas são vantajosas, visto que são feitas de forma segura e agilizam o atendimento na pista.

E claro, não podemos nos esquecer do PIX! O formato de pagamento se popularizou e mudou os hábitos de pagamento. Além de toda praticidade que ele oferece, é uma maneira rápida de concluir a venda.

Em outras palavras, essa nova funcionalidade de efetuar pagamentos possibilita também uma melhor experiência ao cliente em seu estabelecimento. Por ser de forma prática e rápida, sem precisar utilizar dinheiro ou cartão em mãos.

Programa de fidelidade

Não menos importante, invista em um programa de fidelidade. Identifique os clientes mais fiéis e ofereça recompensas interessantes, de acordo com o interesse do seu público-alvo – de nada adianta oferecer uma premiação que não seja do interesse do seu cliente. Um vale-compras para a conveniência, por exemplo, pode ser uma boa estratégia. A criatividade aqui fará a diferença.

Outra ótima estratégia e simples de se executar é o cartãozinho fidelidade. Que tal criar uma promoção onde, ao completar a cartela de abastecimentos, o cliente ganha um brinde ou desconto em algum serviço?

Empresas que se utilizam de programas de fidelidade, veem uma crescente em seu negócio. Além de se tornarem um diferencial perante a concorrência, veem um aumento em seu ticket médio. Afinal, o famoso marketing boca a boca, ou seja, aquele que é passado adiante, aumenta o volume de movimento no local.

Várias bandeiras já criaram seu próprio programa de fidelidade e sistemas como o webPosto possuem integração. Viu só que máximo?

A inovação é o que faz com que o seu posto esteja sempre à frente da concorrência, e não fique sempre correndo atrás do prejuízo. Gostou das dicas que separamos? Então não se esqueça de também nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.FONTE : REVISTA MINASPETRO /3 de fevereiro de 2.023

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