20 de janeiro de 2022

EPAMA

Noticias

O futuro já chegou? Veja como são os carros voadores da Embraer

Até algumas décadas atrás, muitos pensavam que o futuro seria ainda mais tecnológico. Basta olhar certos clássicos de ficção científica, como “Blade Runner”, e o mundo que era imaginado para 2019. É verdade que, mesmo agora, estamos bem longe desse nível de tecnologia, mas esse futuro pode estar menos distante do que se imagina.

Um exemplo disso é a criação dos carros voadores da Embraer, que têm entrega programada para 2026. Quer saber mais acerca desses veículos e de que modo eles podem representar o futuro da locomoção? Então, acompanhe!

O veículo do futuro

O veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, melhor conhecido como “carro voador”, cuja abreviatura em inglês é eVTOL, é um novo veículo de transporte, desenvolvido pela Eve Urban Mobility, uma empresa da Embraer. No dia 3 de outubro de 2021, foi informada à imprensa a encomenda de 100 unidades pela Avantto, empresa brasileira de compartilhamento de aeronaves.

Visto de fora, ele tem uma estrutura similar a um drone, só que em maior escala e com uma cabine. A ideia é que ele seja uma alternativa aos helicópteros, e que funcione por meio de energia elétrica em vez de consumo de combustível fóssil — premissa importante para promover o deslocamento aéreo em grandes cidades sem causar poluição ou propagar mudanças climáticas.

Com efeito, o motor elétrico tem menor durabilidade, mas o intuito é usá-lo em viagens curtas, e não o transformar em um veículo de viagem entre estados. Outra característica alinhada a esse objetivo é a emissão reduzida de ruído pelo motor.

O projeto atual prevê que o carro voador seja guiado por um piloto. No entanto, a longo prazo, a expectativa é de que ele se torne completamente autônomo, sendo capaz de viajar entre cidades vizinhas sem o comando direto de um ser humano.

Embraer na corrida pelos veículos elétricos voadores

O mercado de mobilidade urbana é bem disputado, e os carros voadores da Embraer devem conquistar um espaço considerável nele. Veículos mais silenciosos e ecologicamente corretos são o ideal para fomentar essa modalidade de transporte. E, quem sabe, o deslocamento aéreo converta-se em norma daqui a algum tempo.

Claro que, no presente, esse ainda não é o caso. O mais provável é que, inicialmente, esses veículos sejam usados para voos particulares. Porém, à medida que a tecnologia se tornar mais barata, terão potencial de convir ao restante da população.

Nova realidade para os postos de combustíveis

Veículos elétricos, de forma geral, são algo a ser observado pelos postos de combustíveis. Quanto mais opções de energia limpa forem requeridas pelo público, menor será a demanda por combustíveis fósseis.

Entretanto, isso não significa que seja o fim dos postos de combustíveis. À semelhança de outras tendências, é apenas uma questão de reestruturar o negócio. Oferecer abastecimento de energia elétrica como parte do serviço é uma boa pedida, uma vez que é possível que, um dia, um carro voador venha a pousar no posto precisando ser recarregado.

Até o momento, eis o que sabemos sobre os carros voadores da Embraer. O verdadeiro resultado, contudo, só será notado dentro de uns anos.

FONTE Blog Minaspetro Minaspetro

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade