15 de junho de 2021

EPAMA

Noticias

Por que existem licenças ambientais em postos de combustíveis?

A preservação do meio ambiente é um tema bem recorrente hoje em dia, tanto no cotidiano quanto dentro das empresas. Os pontos de combustíveis também têm bastante responsabilidade aqui, pois seus produtos geram muitos impactos na natureza. Diante disso, são exigidas várias licenças ambientais em postos de combustíveis para garantir a segurança nesse trabalho.

Apesar de sua importância e da exigência da lei, nem todo posto de combustível deixa essa documentação em dia. Se você deseja manter seu negócio dentro da legalidade e ainda evitar possíveis danos ambientais que seriam causados pelo seu negócio, é importante providenciar essas licenças quanto antes.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, vamos falar mais sobre a importância dessas licenças ambientais e como elas são emitidas. Acompanhe.

Qual é a importância das licenças ambientais em postos de combustíveis?

A licença em si é apenas um documento, o qual será usado como comprovante de que sua empresa atende a certas exigências. Alguns dos motivos para fazer esse investimento estão a seguir.

Preservação de riscos e acidentes

Há muitas coisas na rotina de um posto de combustíveis que podem causar acidentes, como o vazamento da bomba, resíduos da limpeza de carros, entre outras coisas. Quanto mais movimentado fica seu negócio, maiores são as chances de que algum problema assim ocorra. Um dos objetivos das licenças é implementar medidas para prevenir esses erros.

Evitar danos ambientais

Naturalmente, as licenças ambientais em postos de combustíveis têm como principal propósito evitar que o estabelecimento cause problemas ao meio ambiente. Seja na forma de poluição, desperdício, perturbação das espécies nativas ou qualquer outro. Isso inclui desde o descarte correto de subprodutos até o manuseio correto dos combustíveis.

Instalação e construção corretas

Por fim, mas não menos importante, essas licenças também estipulam normas sobre como preparar a infraestrutura do posto de combustível com mais segurança. Dessa forma, é possível minimizar riscos para o meio ambiente, para seus clientes e também para sua equipe. Algo muito importante se você pretende ter um negócio com bastante tempo de vida e rentabilidade.

Como obter as licenças necessárias para seu posto de combustíveis?

Você mesmo pode conferir as exigências de cada licença e implementar essas mudanças por conta própria. Em seguida, é necessário chamar um técnico para fazer a avaliação e validação dessas mudanças, as quais devem ser documentadas e apresentadas à prefeitura local. A análise dos documentos e emissão da licença é um processo demorado, sendo importante dar entrada com certa antecedência.

Se achar necessário, você pode entrar em contato com seu sindicato de revendedores de combustíveis e pedir sua assessória. Dessa forma, você poderá contar com ajuda mais especializada durante o processo, o que diminui as chances de erros e ajuda a acelerar a emissão.

Agora que você tem essas informações sobre as licenças ambientais em postos de combustíveis, pode buscá-las com mais eficiência e minimizar os riscos em seu negócio. Quanto antes você se adaptar, mais rápido garantirá a segurança dos seus clientes e da sua equipe.

26 DE MAIO DE 2021

FONTE:Minaspetro

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade