16 de abril de 2024

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POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NAS REDES SOCIAIS:

6 DICAS ESSENCIAIS

Redes sociais fazem parte de um segmento importante na estratégia qualquer negócio. Dentre os canais de marketing digital, as redes sociais oferecem oportunidades diferenciadas para atrair e fidelizar clientes. Neste artigo, apresentamos 6 dicas essenciais e como a presença dos postos de combustíveis nas redes sociais podem ganhar destaque e potencializar seus resultados.

1. Redes sociais geram tráfego

O marketing em redes sociais é necessário para conquistar as pessoas e estreitar os laços de relacionamento com o seu público. Com uma estratégia bem desenvolvida, a divulgação de seu posto de combustível passa a ser incentivada automaticamente entre as pessoas. No entanto, para que isso seja possível, é preciso incentivar o tráfego em suas redes sociais.

Além da produção de conteúdo, é possível veicular anúncios por meio das plataformas digitais. Nas redes sociais, existem funcionalidades para que esses anúncios sejam segmentados. Dessa forma, postos de combustíveis podem atrair mais assertivamente seguidores interessados em seus produtos e serviços.

Outra ação interessante para gerar tráfego é realizar sorteios e eventos promocionais. Atrair o perfil de seu público-alvo, especialmente no começo de sua estratégia, pode ser complicado. Por isso, promoções como uma revisão grátis ou sorteios podem fazer com que sua marca tenha a vitrine necessária para alavancar sua visibilidade nas redes sociais.

2. Aproveite o atendimento pelas redes sociais

Redes sociais não têm apenas funções institucionais ou de vendas. Em muitos casos, os postos de combustíveis podem usá-las para complementar o atendimento de forma diferenciada.

Seu público pode precisar tratar um problema mais complexo ou oferecer feedback. Para isso, um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) nas redes sociais pode colocar sua marca à frente das demais.

É importante, porém, que o SAC tenha uma estrutura estável e pronta a responder os questionamentos de forma satisfatória – isso é, de modo ágil, amigável e preciso. Assim, seu posto de combustível fortalece a fidelidade e o engajamento de seus seguidores.

3. Escolha as redes sociais certas

Existem diversas redes sociais e cada uma com suas particularidades. Para divulgação de produtos e serviços, além de promoções, as mais usadas são Facebook, Instagram e WhatsApp.

Seja no segmento de postos de combustíveis ou em qualquer outro, o Facebook tem um grande peso na estratégia de marketing digital. Mensalmente, 45% dos brasileiros acessam o Facebook. Além disso, mais de 40 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras também estão nessa rede o que a torna recomendada para relacionar-se tanto com o público B2B quanto o B2C.

Sendo assim, criar uma página no Facebook é essencial para se relacionar com seus clientes, anunciar ofertas de produtos e serviços e fortalecer a identidade de sua marca. Através do gerenciador de anúncios e com pouco investimento, é possível alcançar cada vez mais clientes para o seu posto.

O investimento no Facebook dá acesso a funcionalidades como análise de dados de desempenho, publicações agendadas e criação de campanhas segmentadas com base nos dados compartilhados pelos usuários.

Além do Facebook, muitos postos já estão presentes no Instagram, uma rede social que interage por meio de fotos e vídeos e que a cada dia, cresce mais. A rede hoje aceita publicidade paga, dando assim mais oportunidade de alcançar o público certo para o negócio, através das ferramentas de segmentação.

Listas de transmissão, disponíveis em aplicativos de trocas de mensagens, como o WhatsApp, também são bons canais de comunicação direta com seu cliente.

4. Abuse das funcionalidades das redes sociais

Não permaneça somente no padrão do que toda sua concorrência realiza em marketing. Ferramentas que permitam a postagem de vídeos, imagens e conteúdos únicos para seu público devem ser explorados ao máximo. Sua marca pode, por exemplo, fazer análise de combustíveis, produtos e informar o público por meio de Stories, de forma rápida e pontual.

5. Crie o conteúdo que seu consumidor deseja ver

No começo, os postos de combustíveis buscavam formas de aproximação entre público e marca, usando as redes sociais. Hoje, existem redes nas quais o público já estabelece os assuntos que ele deseja consumir nesses ambientes.

Para lidar com esse cenário, a principal dica é correr atrás de informações relevantes. Quais são as redes que seu cliente prefere interagir? Quais são as postagens e os assuntos com maior potencial de conversão?

Informar seu consumidor de acordo com a busca de conteúdo relevante pode resultar em vários temas. Manutenção veicular, dicas de segurança e até mesmo novidades de produtos e serviços oferecidos em seu posto ganham um novo fôlego e abordagem atrativa com os recursos das redes sociais.

6. Fidelize sua base de clientes

Um Programas de fidelidade é uma ótima oportunidade de manter seu cliente leal e fazer com que suas mídias sociais potencializem seu poder de compartilhamento.

Quanto mais sua marca consegue se conectar ao seu cliente, mais precisos serão os perfis e hábitos de compra. Isso permite investir em um marketing que ofereça algo personalizado e valioso para seu cliente.

Além disso, programas de fidelidade também trazem resultados de venda. A divulgação nas redes sociais do programa de fidelidade, alinhada aos hábitos de compra de seu cliente, pode potencializar e até mesmo converter significativamente novas vendas.

Ainda tem dúvidas sobre como usar as redes sociais a favor do seu posto? Seu negócio já utiliza esses canais? Baixe o Guia de Marketing para Postos de Combustíveis.

FONTE
ANA PAULA TORRÊS 06/08/2018
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