28 de setembro de 2021

EPAMA

Noticias

Será que o mercado de postos de combustível é promissor?

Carros, motos, vans, caminhões e ônibus estão por todos os lados no trânsito e necessitam de bombas para abastecerem. Apesar da tendência dos veículos elétricos, o mercado de postos de combustíveis é bem promissor e se mantém estável mesmo com a crise do coronavírus, pelo fato de ser um serviço essencial. Assim, trata-se de um bom investimento para quem pretende entrar nesse segmento.

Está interessado em aplicar dinheiro no setor? Então, continue lendo este post!

Como é o mercado de postos de combustíveis?

No Brasil, ele é rentável desde que o empresário tome medidas preventivas antes da instalação. Entre elas está a escolha do ponto, tendo que ser estratégico e com boa movimentação de carros, motos e afins.

O custo de instalação não é pequeno e existem duas possibilidades:

  • marca própria;
  • franquia de alguma marca.

Geralmente, os gastos giram em torno de um milhão e é preciso obter licenças tanto na Agência Nacional do Petróleo (ANP) quanto na Cetesb e na prefeitura. No entanto, os investimentos valem a pena, pois até mesmo o abastecimento dos elétricos necessitará de pontos autorizados, ou seja, a tendência é que as inovações ajudem na melhoria dos lucros.

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar um posto de combustível?

A primeira dica para você não errar nesse investimento é fazer uma minuciosa análise de mercado e também dos possíveis riscos. É preciso entender de contabilidade, das normas regulamentadoras e, também, saber montar uma equipe de qualidade e com profissionais capacitados.

A localização é fundamental no setor, tendo em vista que postos muito afastados dos centros urbanos ou das estradas podem gerar prejuízos, ou seja, fique atento a esse detalhe. Além disso, é importante verificar se é melhor ser bandeira branca ou fazer parte de alguma franquia. Nesse último aspecto, a marca destina uma assessoria e até cobre alguns custos, desde que o proprietário mantenha a revenda exclusiva.

Portanto, o planejamento é essencial para você obter sucesso nesse negócio. Ainda, vale a pena sempre acompanhar as tendências e oferecer um mix de serviços no local, como loja de conveniência, troca de óleo, lava-rápido etc.

Como o sindicato pode ajudar?

Tendo em vista que o processo de abertura de um posto de combustíveis é bem detalhado, nada melhor que contar com uma assessoria competente no ramo. Assim, o Minaspetro tem uma credibilidade de mais de 50 anos e conhece a fundo o segmento, oferecendo inúmeras vantagens para que o seu investimento nesse mercado seja bem-sucedido.

Veja alguns benefícios oferecidos:

  • assessoria jurídica;
  • assessoria contábil;
  • acompanhamento técnico;
  • auxílio na contratação dos funcionários;
  • estatuto para um bom funcionamento;
  • entre outros.

Assim, fica mais garantido o investimento, pois é importantíssimo o acompanhamento de profissionais que entendem do segmento. Além disso, o sindicato auxilia nas inúmeras obrigações legais e, ainda, é um parceiro em momentos delicados, como o atual imposto pela crise do coronavírus. Portanto, o mercado de postos de combustíveis sempre terá uma boa clientela, pois o número de veículos aumenta a cada ano, ou seja, há uma demanda crescente.

FONTE: Minaspetro  04 DE AGOSTO DE 2021 • MERCADO

Facebook

Siga-nos no facebook

Publicidade